16/05/2023
Os participantes da 6.ª edição do AMEG – Advanced Mangement in Energy receberam os seus diplomas, a 16 e maio de 2023.
O Programa sob a direção do Prof. Francisco Vieira, contou com a discussão de casos práticos, visitas de estudo a instituições de referência com operações no setor energético e conferências-colóquio com oradores convidados. No último dia, o tema da “Fatura energética: gestão da energia, perspectiva de um grande consumidor” foi apresentado por João Marinho, da MEGASA, “Comunidades de Energia – Prática e Soluções Comerciais” por José Queirós Almeida, da GreenVolt, e a sessão de encerramento ficou a cargo de José Gonçalves, da Accenture.
Segundo João Dionísio Sousa, Diretor Unidade de Negócio Energia da Gas Link, do Grupo Sousa, “a AESE e a APE estão de parabéns pelo sucesso que foi a 6.ª edição do AMEG. A qualidade do corpo docente e dos convidados é extraordinária. Estão muito atentos aos desafios atuais e do futuro.” No programa “foi possível elaborar uma análise quase histórica de como o setor energético se foi desenvolvendo, como está implementado agora, a nível nacional e internacional, e discutir e apresentar os temas virados para o futuro, a 20 e a 30 anos, o que é a grande preocupação dos colegas que se encontram nesta área. É um programa bastante abrangente e exaustivo.”
“O Programa AMEG da AESE e da APE é uma viagem de 360º, ao longo de toda a cadeia de valor e de todos os temas que são essenciais para a transição energética.” Eunice Ribeiro, Gestora de Regulação e Financiamento para o setor do Hidrogénio da Galp Energia, finalista da 6.ª edição entende que “estamos num período muito dinâmico e temos de nos adaptar. O conhecimento é chave. O Método do caso é um laboratório seguro, onde podemos experimentar e ouvir de colegas e dos Professores, como é que as nossas decisões impactam. Ter colegas – que também se tornam amigos, – traz-nos uma riqueza de perspetivas, de conhecimento, de orientação e de experiências nas várias cadeias de valor do setor energético. Isto é de um valor incalculável, especialmente, no momento em que nos encontramos.”
“Senti vontade de voltar a estudar e aprofundar os conhecimentos na área da Energia, de uma forma mais abrangente.” Rita Burnay, Diretora de Serviços de Consultoria na área de Energy & Utilities Renováveis na CGI Portugal, comentou que “estudar a partir de uma história de uma pessoa e de uma empresa, foi muito motivador e inspirador. Gostei muito do método de análise, de estudo de caso. Entre todos os colegas houve um ótimo espírito: estávamos todos na mesma página, estamos todos a aprender.”
O dia terminou em ambiente de festa, com um jantar na AESE, em Lisboa.