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Bernardo Perloiro: “Queremos que a Walmart seja ‘the most trusted retailer in China’”
29/01/2020, Lisboa
O Senior Executive Vice President & COO Walmart China, Bernardo Perloiro, foi orador conviado do PADE – Programa de Alta Direção de Empresas. Na sessão, o conferencista falou sobre o seu percurso profissional e como encara os desafios de ser um líder português naquele mercado tão paradigmático.
Rita de Sousa Coutinho, responsável no Sam’s Club da Walmart China e sua mulher, também participou neste encontro e contribuiu com a sua visão sobre o negócio e o projeto de família.
Um líder português na China
Bernardo Perloiro, sempre pensou ser médico por inspiração do seu avô, porém acabou por escolher ser engenheiro zootécnico. Passou pela Jerónimo Martins, acumulando experiência em vários setores como Logistics Manager e Operations Director dos Supermercados Pingo Doce e Food Service Director da Recheio Cash & Carry do mesmo Grupo. Passou por várias instituições como a Chronopost Portugal, CTT e Cabovisão, antes de assumir funções de Vice President & General Manager da Sam’s Club Walmart Brasil, em 2013. Cresceu na empresa, atingindo a posição de Senior Executive Vice President & COO. Desde 2018, tornou-se Senior Executive Vice President & COO na Walmart China.
Walmart China: um mundo à parte
Com o lema “poupar dinheiro e viver melhor (“Every Day Low Prices”), a Walmart opera no mercado global, com mais de 275 milhões de clientes e membros, por semana. Possui mais de 11 300 lojas em 27 países, complementadas por ecommerce websites. Alcançou em 2019, um retorno de $514,4 mil milhões e agrega 2.2 milhões de empregados em todo o mundo.
O grupo opera na China com 2 bandeiras: Walmart e o Sam´s Club. A Walmart China é “a loja que mais vende em todo o mundo”. Em 20 anos, alcançou 100 000 colaboradores. Dispõe de 400 unidades de retalho, em 170 cidades, com 9 centros de distribuição e 10 centros de distribuição de produtos frescos.
A empresa optou por uma modalidade de omnichannel retail, de forma a adaptar-se ao cliente com soluções de consumo mais convenientes e valorizando a experiência do consumidor. “Somos um grande operador não chinês a operar na China e queremos continuar assim”. Queremos ser “The most trusted retailer in China”.
Um posicionamento assente em valores
Para Bernardo Perloiro, “o Walmart tende a diferenciar-se de outras companhias”, não só pela escala, mas “sobretudo, pela humanidade, como cultura de valores de negócio”. E sublinha: “reconhecemos a relevância de uma companhia que se regula por estes valores.”
O período de perguntas colocadas pelos dirigentes e executivos, participantes no PADE, não começou sem antes, Bernardo Perloiro ter traçado um perfil da China, no que respeita a hábitos culturais e posturas de negócio: informações úteis para quem quer empreender e fazer negócio naquele mercado.