21/05/2019, Online
Numa sessão voltada para a competitividade, o Agrupamento de Alumni da AESE convidou Luís Castro Henriques, Presidente do Conselho de Administração da AICEP. O encontro online teve lugar a 21 de maio de 2020.
Numa primeira fase, Luís Castro Henriques fez o enquadramento do plano estratégico da AICEP e das mudanças que tiveram de ser tidas em linha de conta para o aproveitamento das oportunidades de negócio em 2020 e 2021. O objetivo consiste em promover a satisfação dos clientes da Agência e aumentar a produtividade das equipas.
A AICEP teve uma resposta rápida ao Estado de Emergência, através de medidas que o orador fez questão de detalhar. Foram criadas 3 task forces em termos dos setores da saúde, agroalimentar e logística, a fim de estimular a exportação. A AICEP lançou webinars Market, uma iniciativa “com grande sucesso”, com “a participação dos Delegados, para informação às empresas sobre o impacto da pandemia no respetivo mercado”. A Agência tem disponibilizado informação atualizada sobre os mercados internacionais, muito útil a investidores e a líderes de negócios. Entretanto, a AICEP angariou “6 novos investimentos para Portugal na área dos serviços, desde o início de março, que vão significar mais de 300 postos de trabalho, a maioria qualificados.”
A propósito do Covid-19, a AICEP apostou na dinamização da comunicação, do atendimento digital aos clientes e no incentivo às empresas. No Day after, irá introduzir uma série de novas ações a nível da rede comercial, da rede externa, de apoio ao negócio e de promoção e de reforço das condições de atratividade do País, nomeadamente, através de uma campanha de cross selling entre setores no estrangeiro.
Os dirigentes e executivos que assistiram à sessão colocaram algumas perguntas, que Luís Castro Henriques respondeu, gerando um diálogo mais aprofundado sobre a realidade empresarial portuguesa, com conselhos e sugestões a ter em linha de conta para o aumento da competitividade do País. competitividade do País.