12/01/2024
Aliando a experiência de estudo e o olhar crítico sobre a realidade corporativa, a AESE desafiou mais uma vez os participantes do 22.º Executive MBA a redigirem casos paradigmáticos sobre tomadas de decisão de Líderes. Os participantes corresponderam ao repto e, no dia 12 de janeiro de 2024, foram conhecidos os alunos que se destacaram nesta missão.
“A Escrita de um Case Study no Plano Curricular do MBA tem como objetivo analisar uma situação de negócio, auxiliando a investigar as diferentes alternativas possíveis e encontrar um caminho para a tomada de decisão e implementação.” O Prof. Ramiro Martins, responsável por esta iniciativa da AESE, referiu que esta edição terá sido, provavelmente, uma das mais difíceis de atribuir os prémios devido ao nível médio muito elevado dos casos apresentados a concurso, razão pela qual foram atribuídos dois primeiros lugares ex-aequo e duas menções honrosas. De salientar que desde 2021, as menções honrosas passaram a denominar-se Prémio André Villares Morgado em homenagem a um dos Professores da AESE, com maior produção escrita premiada nacional e internacionalmente.
Os casos apresentados foram submetidos à autorização prévia das organizações que foram alvo de análise e que permitiram que as aprendizagens que obtiveram através da sua história sirvam de inspiração a outras instituições e indústrias, numa perspetiva de partilha de Boas Práticas de Gestão e de Liderança, e consequente aumento da competitividade e sustentabilidade do tecido empresarial português.
O Prémio ASN da AESE em 2024 foi atribuído em ex-aequo aos casos:
“Do Montado à Rolha, Um Negócio de Cada Vez”, dos autores: José Maria Bento, Florbela Raposo e Paulo Manique; sob a supervisão do Prof. Pedro Ferreira
e “Água de Monchique – muito mais do que água”, redigido por Marta Bento, Patrícia Candeias, com a supervisão do Prof. Ramiro Martins.
Nesta edição, houve lugar a duas menções honrosas. Foi o caso de:
“A transformação da E-Redes”, produzido por Joana Patrocínio, Russell Coelho e Júlia Pereira, que teve Francisco Vieira como Professor responsável pela supervisão.
E “Sellers of Innovation”, de Daniel Freitas, José Dias e Manuel Mira, supervisionado pelo Prof. Pedro Leão.
Legenda da fotografia
Da esquerda para a direita:
1.ª Fila | Prof. Pedro Ferreira, Prof. Ramiro Martins, Marta Bento, Daniel Freitas e José Dias
2.ª Fila | Paulo Manique, José Maria Bento, Russell Coelho, Júlia Pereira, Patrícia Candeias, Manuel Mira