Notícias > Criar Valor na Vinha e no Vinho
O Instituto Politécnico de Viseu acolheu o 2.º Colóquio formativo do CV3
20/03/2024
O 2.º Colóquio formativo sobre “Criar valor na Vinha e no Vinho”, realizou-se a 20 de março de 2024, no Instituto Politécnico de Viseu. Esta sessão ocorreu na sequência do ciclo inaugurado em Lisboa, no âmbito do Projeto CV3 – Criar Mais Valor na Vinha e no Vinho, uma iniciativa pedagógica com vista a competitividade do negócio e a colaboração entre os dirigentes do setor.
Depois do 1.º Colóquio organizado a 6 de fevereiro, a 2.ª edição contou com a parceria das Comissões Vitivinícolas Regionais da Bairrada, da Beira interior e do Dão.
A par dos professores José Ramalho Fontes, promotor do CV3 e autor do livro ““Criar (mais) valor na vinha e no vinho: os casos de um ecossistema competitivo”, e Pedro Alvito, da área de Política de Empresa da AESE Business School, os participantes tiveram a oportunidade de aprender com o caso “Adega Cooperativa de Ponte de Lima”, ouvir a perspetiva dos Lavradores da Feitoria e o que sentem face às oportunidades e aos desafios do setor.
Após a apresentação dos Lavradores da Feitoria, houve um Painel de oradores a cerca de: “Exportar melhor: Produtores e importadores relevantes”. Por esta ocasião, falaram: Luís Pato, dos Vinhos Luís Pato; Bruno Rebelo de Sousa, da João Portugal Ramos; assim como importadores, como: April Gorden, da Evaton (EUA), Reynolds Raymond, da Reynolds Raymond, e Pedro Oliveira, da PortoaPorto (Brasil).
“Tendo apoiado o Projeto CV3 desde o início, o IVV”, segundo Bernardo Gouvêa, Presidente do conselho diretivo da referida instituição, “reconhece o valor do trabalho realizado, valida a metodologia pedagógica utilizada e recomenda a participação nos Colóquios Formativos, pelo que pode representar de criação de valor para o ecossistema da vinha e do vinho.”