No próximo dia 3 de novembro, além do Presidente, os norte-americanos também vão votar em muitas outras eleições a nível estadual e municipal. Vota-se praticamente tudo o que remete para cargos públicos: da eleição dos congressistas, a um sem-fim de cargos estaduais (governador, senadores, tesoureiro, juízes para os tribunais Supremo e da Relação), bem como temas especificamente locais (financiamento dos bombeiros, curriculum de cadeiras no ensino primário e secundário, etc).
A 3 de novembro não se escolhe apenas entre Donald Trump e Joe Biden — muito longe disso.
Nestas eleições, entre os 100 lugares no Senado há 35 que vão a jogo. Aqui, os republicanos têm todo o interesse em manter a atual maioria de 53-47 e os democratas têm toda a esperança de conseguir reverter o statu quo.
Entre casos positivos de covid, internamentos, campanhas denegridoras, insultos e um debate com mais de 93 interrupções ao todo (das quais 71 foram de Donald Trump e 22 de Joe Biden) a democracia e o futuro dos Estados Unidos, nacional e internacionalmente, estão a votos.
Orador
João de Almeida Dias, Jornalista Internacional, Observador
Jornalista desde 2012. Antes de se juntar ao Observador, escreveu para o Público, Expresso, The Guardian, New Statesman e foi jornalista no filme “As Mil e Uma Noites” (2015). Escreve sobre internacional. Fez reportagem na Bielorrússia, Espanha, EUA, França, Grécia, Hungria, Itália, Líbano, Moçambique, Sérvia, Turquia e em várias partes do país. Venceu o Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos e Integração”, com um trabalho sobre a oposição bielorrussa. Nasceu em Évora, facto que toma como um privilégio.
Local
Online
Preço
Membros do Agrupamento de Alumni da AESE: Gratuito
Alumni AESE: 20 €
Geral: 20 €
Data
20 de outubro de 2020
Horário
Das 18h00 às 19h00
Data limite de inscrição
19 de outubro de 2020