Recentemente, no semanário Expresso, o reputado economista Nouriel Roubini (professor na Stern School of Business da Universidade de Nova York) é peremptório ao afirmar que a pandemia causada pelo novo coronavírus provocará uma crise económica com impacto superior à crise financeira de 2008-2009.
What Coronavirus could mean for the global economy
Os mercados de capitais já sinalizaram a catástrofe económica que se avizinha e os agentes económicos aguardam expectantes pela anunciada recessão mundial. Neste cenário, a incerteza com que os empresários e dirigentes são confrontados é muito elevada. Todavia, a melhor forma de lidar com este contexto desafiante reside no conhecimento e na informação.
A prestigiada revista de gestão Harvard Business Review acaba de publicar um interessante e pertinente artigo intitulado “What Coronavirus Could Mean for the Global Economy”. Com base na análise de pandemias anteriores, os seus autores exploram diferentes cenários de recessão económica e sugerem um conjunto de acções que se podem tomar já no curto-prazo.
Recomendo vivamente a sua leitura, uma vez que relembrar o passado ajuda a construir o futuro. Os tempos que se avizinham não se afiguram fáceis mas, perante o desconhecido, devemos adoptar uma postura serena e prudente, evitando tomar decisões de forma precipitada.