An article a day #21 - AESE Business School - Formação de Executivos

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An article a day #21

20 de abril 2020

José Fonseca Pires

Professor Coordenador da Área de Fator Humano na Organização e Diretor do PADIS da AESE Business School.

Os momentos de incerteza e de emergência não têm um padrão uniforme de líderes e de formas de liderar; se a calamidade vivida pela tripulação do Endurance durante a conquista da Antártida confirmou a liderança do líder natural (cfr. caso “Shackleton”), já a tragédia vivida pelos hóspedes do Taj Mahal Palace Hotel durante o ataque terrorista (cfr. caso “Terror no Taj Bombay”), viu emergir um líder inesperado: Hemant Oberoi, o chef de cozinha…

O líder em tempo de incerteza


Mas perante situações de incerteza, podem identificar-se uma série de competências, atitudes e comportamentos que o líder deve ter e desenvolver, e que lhe permitem antecipar, compreender e estruturar um plano de acção. 


Em primeiro lugar, deve ser prudente; diante de situações complexas e incertas, deverá aconselhar-se e informar-se a partir de fontes credíveis e sensatas, por um lado; ponderar e analisar as várias alternativas; e, por último, tomar decisões, sem se deixar paralisar nem pelo medo nem pela hesitação. 


Perante a indeterminação que o rodeia, o líder deve estar focado, concentrado no relevante e importante, não se deixando derramar e perder em lamentações estéreis, ou em assuntos sobre os quais não tem controlo; agora não é a hora de alimentar quezílias, de julgar, de retirar confiança… é, sim, o momento para estar centrado, atento, vigilante… 


Nas crises, as organizações vibram no comprimento de onda dos seus líderes. Por isto, o líder deve ser o primeiro a assumir os objectivos propostos; lidera-se pelo exemplo; só assim se dá relevância aos objectivos, conferindo-se-lhes autenticidade e credibilidade. 


O líder não tem que ser um ser solitário… deve rodear-se de uma equipa que o ajude a enfrentar e a vencer a crise; deve rodear-se dos directores dos departamentos críticos, e procurar que na equipa existam também perfis com competências muito particulares: pessoas com visão sistémica; outros que sejam imaginativos e com visão “out of the box”; e elementos capazes de tomar decisões com base em informação incompleta. Para problemas complexos, equipas multidisciplinares, mas resolutivas. 


Numa crise, a implementação das decisões e o fluxo de informação são críticos. Por isto, é avisado libertar-se dos cargos intermédios de modo a encurtar distâncias entre decisão e respectiva implementação, assim como entre os problemas no terreno e o seu report aos órgãos decisores. 


Logo desde o início, deve-se falar com os colaboradores. E garantir que a comunicação é transmitida e bem entendida. Para isto, o princípio KISS (keep it simple and stupid) é muito adequado: usar frases curtas, objectivas, compreensíveis. Mas o conteúdo também é importante: devemos garantir que se entende quem está a cargo da situação, qual o plano de acção, que se conta com todos, que vamos resistir e vencer! 


Numa crise a comunicação deve ser uma paixão: querer manter todos informados! O silêncio é que não funciona, nunca. A comunicação deve ser dialógica, favorecendo o feedback. E ir actualizando a informação, com a regularidade mais adequada a cada caso. Porque, se não damos informação, crescem os boatos. E assim, além disso, ajudamos a evitar o “consumismo de informação”, o que na situação actual poderíamos chamar o “corona TV show”…. 


Numa situação de crise, os colaboradores devem estar ocupados; para isso, estabelecer um plano de acção, contando com todos, assinalando o papel de cada um; estabelecer rotinas de modo a que não haja perplexidades nem hesitações; evitar o ócio que conduz a desatar a imaginação, com tudo o que isto trás consigo, para o próprio, para os outros e para a organização…


Uma menção particular merecem os descontentes, os rebeldes, os desalinhados; o líder mantêm-nos perto de si, sob controlo; afastá-los poderá parecer “higiénico e salutar” mas equivale a permitir que “a bomba” rebente sem controlo, quando menos se espera, de forma totalmente inusitada… Aos descontentes, mantê-los sempre debaixo de olho…


O líder, por último, deve ser paciente. Há contrariedades, imprevistos, dor. Têm origem nas circunstâncias, nos outros, em nós próprios, que muitas vezes também não ajudamos… Além disto, prevê-se que esta batalha vai durar muito tempo… Por isso, o líder deve ser resistente, resiliente e paciente… Paciência é saber sofrer com classe! Sem queixas desnecessárias, sem desabafos inoportunos, sem comentários de desânimo, sem “victimismos”… e se possível, com bom humor.


Nesta crise do COVID-19 estamos numa guerra contra um inimigo invisível, mas bem real; tomemos inspiração em dois grandes líderes: em primeiro lugar no General estratega da 1ª guerra do Golfo, Norman Schwarzkopf, que nos aconselha a nunca abdicarmos do carácter, porque seria abdicar de nós mesmos… E no Prof. Raúl Dinis, anterior Presidente da AESE, que nos lembra que a confiança comanda tudo.


Especialmente em tempos de incerteza, a liderança que exercitamos deve suscitar confiança nos nossos colaboradores e nos clientes a quem servimos.

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