25/06/2024
A relevância da Inteligência Artificial tem crescido em várias áreas e o setor da Saúde não é exceção. Para compreender os contornos desta “Revolução digital na Saúde: o impacto da IA”, a AESE organizou mais um Fórum PADIS online, desta feita com Luís Miguel Ferreira, Vogal Executivo do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Jaime de Paula, PhD e CTO da EFFICAZX, e Guilherme Bunchen, Médico na EFFICAZX. O Prof. José Fonseca Pires, responsável da AESE pelos programas de Saúde, foi o anfitrião do encontro de 25 de junho de 2024.
Tendo em conta as experiências partilhadas, concluiu-se que a IA tem imenso potencial de aplicabilidade na Saúde. Para que a implementação ocorra e o sucesso aconteça, a qualidade dos dados e o seu modelo de governação são cruciais.
No debate foram referidos os riscos da IA e, tendencialmente, não haverá substituição dos profissionais da saúde no futuro. Em contrapartida, a AI poderá ser, efetivamente, um valor acrescentado, na medida em que os irá guiar, como um co-piloto, nos processos de diagnóstico e de gestão da saúde, sempre que baseadas em dados confiáveis.
No final, os participantes colocaram perguntas, às quais os convidados responderam com a habitual disponibilidade e conhecimento.
Aceda aos Fóruns PADIS online, já realizados.