05/07/2024
“Este é um momento de alegria e celebração”, “um dia que parecia tão distante, quando começastes este programa”, declarou o Prof. Adrián Caldart, responsável Académico da AESE, ao dirigir-se aos alunos do 22.º AESE Executive MBA, antes da entrega de diplomas. “Esta data tão especial para vós e para quem da AESE trabalha no AESE Executive MBA” aconteceu, em clima de festa, a 5 de julho de 2024, em Lisboa.
“Estamos aqui para chegar a uma meta, para a concretização de um objetivo exigente que implicou muitas horas de estudo, perda de sono, trabalho ao fim de semana e férias, e que exigiu de si próprios o melhor ao longo deste período de quase dois anos.” O profissionalismo, o esforço e o espírito de equipa foram destacados pelo Professor. “Na AESE estamos convictos de que os trabalhos no MBA vos ajudarão, certamente, a liderar outros, nestes tempos, graças aos conhecimentos e às capacidades adquiridas ao longo do programa. Acreditamos na vossa sensibilidade e na capacidade de abordar as tarefas profissionais atuais e futuras, com sentido de responsabilidade e com a convicção de que se encontram numa posição única para ajudar as vossas organizações a contribuir para a construção de uma sociedade mais humana.” Na sua mensagem final, Adrián Caldart recomendou manterem viva a memória de que “a AESE será sempre uma casa para cada um de vós, onde serão recebidos com alegria e amizade, e onde teremos todo o gosto de continuar a acompanhar-vos no vosso percurso e na aventura de uma vida inteira a aprender e a evoluir como líderes de pessoas e de organizações.”
Fazer História com uma boa história
“O que estão a fazer aqui?” foi a pergunta lançada por António Carlos Rodrigues, CEO da CASAIS, convidado da AESE para proferir a oração de sapiência. “Os programas executivos acontecem quando as pessoas já têm experiência e, portanto, têm um efeito multiplicador. Aquilo que receberam”, durante este programa na AESE “foram ferramentas e estrutura para ajudar a converter essa experiência em algo mais útil.” Essa estrutura vai fazer a diferença.”
“É na vossa idade que temos de passar de ego para alma”, no sentido em que até um determinado momento “puxamos por uma organização e numa determinada altura temos de ensinar os outros, partilhando aquilo que se sabe.”
Em 2008, com 30 anos, António Carlos Rodrigues tornou-se CEO e contou as aprendizagens de ter realizado uma formação de três anos numa fase de vida profissional madura. Acredita que cada ano que se conquista deve ser “uma construção sólida de um piso”, por isso “é importante” investirmos “em algo que nos dignifique e nos conduza ao patamar seguinte.”. “As relações que nós vamos criando são aquilo que dá integridade à própria estrutura.” “Trabalhamos de uma forma interdependente com a comunidade”, vivenciando o que se dá e se recebe, com humildade e gratidão. O mundo é cada vez mais complexo e a colaboração através de “relações saudáveis” é a forma que considera mais eficiente de acrescentar valor e responder com criatividade aos desafios. “O mundo precisa cada vez mais que sejamos todos uma parte para o Bem.” “Façam da vossa história uma boa história. E façam História.”
“Conseguimos!”
Jaquelina Vieira, eleita Presidente do 22.º AESE Executive MBA, começou com um entusiástico “Conseguimos!”, seguido de um aplauso pelos seus colegas de programa.
Da tomada de decisão na frequência do programa ao reconhecimento e a gratidão por todos os que os acompanharam, Jaquelina Vieira referiu ainda o balanço saldado como positivo. Sobre “as vivências destes dois anos”, resumiu: “conhecemos pessoas incríveis e diferentes idades, áreas e setores. Trocámos experiências, ideias e opiniões. Fizemos amigos para a vida, com os quais partilhámos momentos de alegria, tensão, superação e celebração. Hoje, olhamos para trás e vemos o quanto aprendemos, crescemos e nos transformámos. Hoje, olhamos para a frente e vemos o quanto podemos aprender, crescer, transformar e criar de impacto nos nossos contextos. Só depende de cada um de nós.”
Seguiu-se a subida a palco por cada um dos participantes do programa dirigido pelo Prof. Agostinho Abrunhosa para o momento solene da entrega dos diplomas, ao anúncio de Rui Pereira da Silva, Alumnus PADE da AESE.
A noite terminou com o convívio entre todos, após terem visualizado em conjunto um jogo da seleção portuguesa.