Notícias > Nuno Biga ganha Best Presentation Award na International Conference on Higher Education Teaching
Nuno Biga ganha Best Presentation Award na International Conference on Higher Education Teaching
20/07/2020
O “Best Presentation Award ICHETL001 2021” foi atribuído ao Prof. Nuno Biga, da AESE, na XV International Conference on Higher Education Teaching and Learning, ocorrida nos dias 19 e 20 de julho de 2021.
Distinguido em Toronto, no Canadá, o Senior Teaching Fellow na área de Operações, Tecnologia e Inovação, apresentou “The Student-Centric e-Case Method”, considerado “an outstanding work” pela Comissão Científica daquele evento que contou com a participação de cerca de 40 países dos 5 continentes.
A proposta de Nuno Biga consiste numa metodologia concebida à medida das necessidades e expectativas dos alunos em cada contexto e momento específico, sendo os e-Cases desenvolvidos a partir de inputs do seu público-alvo. Segundo a explicação do especialista, “The Student-Centric e-Case Method” é uma abordagem pedagógica alinhada com a dinâmica de aprendizagem participativa característica do Método do Caso de Harvard, integrando múltiplas dimensões de análise, incentivando a aprendizagem e promovendo soluções colaborativas adequadas aos problemas em discussão. A aplicabilidade do método adquire particular relevo em ambientes de maior incerteza, como foi possível confirmar em período de pandemia.
O Professor Nuno Biga refere que: “os resultados do projeto-piloto implementado na AESE Business School têm-se revelado muito encorajadores, sugerindo a possível aplicação do e-CM em vários programas de formação e diferentes áreas pedagógicas. Dado que a metodologia proposta assenta na customização às necessidades de conhecimento específicas dos estudantes, é expectável que potencie a eficiência do processo de ensino-aprendizagem e promova o foco dos participantes nos temas centrais em discussão.”
O “e-Case Method” (e-CM) utiliza tecnologia multimédia como elemento de suporte à lecionação de aulas em formato online e presencial, “colocando o aluno no centro da abordagem educativa”.