11/09/2025
A AESE deu as boas-vindas aos participantes dos programas de Executive MBA de Meiji University (Japan), Donau University, Krems (Austria), IEEM – Escuela de Negocios (Uruguai) e Krakowska Szkoła Biznesu UEK | Krakow School of Business KUE (Poland), que se juntaram à 23.ª edição de AESE Business School. A AESE Interntational Week do Executive MBA decorreu de 11 a 13 de setembro de 2024.
Os Diretores dos programas Monika Bulsza (Polónia), Agnieszka Żur (Polónia) e Fujio YAMAGUCHI (Japão) foram recebidos pelos Professores Agostinho Abrunhosa e Rafael Franco, e por Inês Magriço.
Sebastian Reiche, Pedro Videla e Joaquim Vilà Vilar, do IESE Business School, foram os oradores convidados a conduzir as sessões que puseram os alunos a par das tendências e perante os desafios que os ecossistemas de negócios globais suscitam. As capacidades de liderança dos intervenientes foram postas à prova, face à complexidade e à incerteza dos contextos, nomeadamente pelas relações interculturais culturais cada vez mais patentes nas equipas.
A programa curricular contemplou a visita a instituições paradigmáticas em Portugal, relevantes pelo papel que desempenham na economia nacional: NOS SGPS, Sovena Group, Renascença, Banco Alimentar Contra a Fome, Alliance Healthcare e Viúva Lamego.
NOS: liderança com inovação
Um grupo de 26 participantes teve a oportunidade de visitar a NOS SGPS HUB 5G no Parque das Nações, com o Prof. Agostinho Abrunhosa, Diretor do AESE Executive MBA e antigo aluno do mesmo programa. A visita foi guiada por Pedro Tété Machado, responsável pelo Corporate Solutions Development, Sandra Teles, Team Leader para 5G e Innovation, e Rafael de Souza-Falcão, Chief Operating Officer na Alfrapark e Alumnus do AESE Executive MBA.
Nesta incursão, os MBA’s contactaram com tecnologias de ponta usadas como soluções em ambientes fabris, cidades inteligentes, no suporte de salva-vidas nas praias, na manutenção de equipamentos, máquinas de venda automática entre outras.
De destacar a importância da inovação nos processos, nas interações com clientes e no desenho dos modelos de negócios, assim como a vantagem do estabelecimento de parcerias na integração e na obtenção de resultados mais eficientes.
Sovena: uma viagem até ao topo dos silos
A Central de Trituração e Refinação do Grupo Sovena, em Palença, foi o destino de outro grupo de alunos da International Week em Lisboa. Pedro Leão, Professor da AESE e Alumnus do AESE Executive MBA, desataca que “esta experiência proporcionou-nos insights valiosos sobre o negócio de oleaginosas, desde a logística, trituração, até à refinaria, numa instalação de importância estratégica para o Grupo”.
Ana Fernandes, Henrique de Saldanha Teles Feio, Rui Miguel Costa e Ana Alves receberam os participantes e garantiram uma visão global do negócio, dos processos de refinação, produção de biodiesel e, “claro, a vista deslumbrante de Lisboa do alto dos silos!”
Renascença: uma liderança que se constrói todos os dias
Os participantes na semana internacional puderam também visitar a Renascença, um grupo de Media de referência em Portugal.
O Professor Rafael Franco, Diretor do AESE Executive MBA, acompanhou esta deslocação que teve como premissas os desafios de liderança que os dirigentes enfrentam no dia-a-dia, ao gerir equipas multidisciplinares, não isentas de conflitos.
A visita à Renascença foi pretexto para uma entrevista ao Prof. Rafael Franco, que fez questão de sublinhar a riqueza da partilha de experiências inspiradoras vivenciadas pelo grupo, na Semana internacional do MBA, em Lisboa.
Banco Alimentar contra a fome: a luta permanente pela sustentabilidade e eficiência
Guiados pela própria Presidente Isabel Jonet, os participantes na semana internacional deslocaram-se ao Banco Alimentar contra a fome, no sentido de conhecer a fundo o funcionamento operacional da organização.
O sistema de distribuição foi escrutinado. 40 toneladas de víveres são geridas diariamente, com a ajuda de 22 colaboradores, 220 voluntários e 80 parceiros sociais. Ficou demonstrado que a sustentabilidade e a gestão eficiente são o foco da líder da organização, Alumna do PADE da AESE.
Inês Magriço, Subdiretora do AESE Executive MBA e antiga aluna do Programa, considera que foi uma jornada inspiradora num modelo de negócio que pretende fazer a diferença no setor social. “O combate ao desperdício e a aplicação das melhores práticas no setor social são fatores cruciais para os pilares económico, social e ambiental.”.
Alliance Heqalthcare: o compromisso com a excelência
Na visita à Alliance Healthcare, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as operações da reputada companhia de distribuição farmacêutica. O transmitiu conhecimentos valiosos dos processos internos, da estratégia adotada,
Maria Castro, Executive MBA Admissions & Career Management e Alumna do AESE Executive MBA, que acompanhou o grupo, refere que a visita conduzida pelo Diretor de Marketing Pedro Capão (Alumnus do AESE Executive MBA) “proporcionou um profundo conhecimento das operações da empresa, do posicionamento de mercado e do compromisso com a excelência da setor de cuidados de saúde.”
Viúva Lamego: o espírito jovem de uma casa com tradição
23 participantes rumaram à fábrica Viúva Lamego, uma Fábrica histórica, fundada há mais de 170 anos, localizada na região de Lisboa.
A receção do grupo ficou a cargo de Gonçalo Conceição, Managing Partner, Miguel Almeida Mendes, Chief Commercial Officer, e Catarina Morais Cardoso, Diretora de Marketing.
Segundo Afonso Leitão, Admissions & Account Management for Executive MBA da AESE, “sendo [Viúva Lamego] uma das mais icónicas fábricas de azulejos em Portugal, começámos com uma introdução sobre o surgimento da empresa, a sua evolução ao longo da sua centenária vida, o papel fundamental que desempenhou na preservação e desenvolvimento da arte dos azulejos, bem como, a constante adaptação às necessidades do mercado onde está inserida.
Foi uma oportunidade de compreender a riqueza da arte do azulejo português e o impacto que a empresa continua a ter na cultura e arquitetura no país. Ficámos inteirados de como a Viúva Lamego esteve e está envolvida em projetos artísticos e arquitetónicos de grande relevo, tanto em Portugal como no estrangeiro. Foram inclusivamente partilhados, e acolhidos por todos os participantes de forma muito entusiástica, exemplos de painéis de azulejos aplicados em locais e edifícios icónicos, destacando a versatilidade e a beleza do azulejo português – pelo sigilo do negócio ficou no exclusivo conhecimento de quem teve a valiosa participação nesta visita.”
A semana terminou com muitos sorrisos e a satisfação dos participantes poderem usufruir desta experiência internacional de Liderança de alto nível, organizada pela AESE Business School.