10/09/2021
Os planos de negócios desenvolvidos pelos alunos do 19.º Executive MBA AESE fotam apresentados a 10 de setembro de 2021,na AESE Business School.
Depois de praticamente 2 anos de formação, a disciplina de Entrepreneurial Iniciative visa a criação de negócios invadores, que procurem acrescentar valor em diversos setores de atividade, tendo como foco a aplicação dos conhecimentos obtidos, a criação de riqueza e emprego de uma forma sustentável. Este ano, os planos de negócios incidiram sobre as áreas de: imagens de satélite, e economia circular, saúde e bem estar, turismo, cultura, bebidas e serviços residencial destinado ao segmento sénior ativo.
Os trabalhos foram apresentados publicamente a uma plateia constituída por gestores de fundos e sociedades de capital de risco, professores e colegas de programa.
Vários projetos lançados nas edições anteriores do Executive MBA AESE foram apoiados financeiramente por investidores, o que permitiu a constituição de empresas nas áreas de energia, saúde, desporto e serviços.
Entrepreneurial initiatives 2021
philia
Promotores | Mariana Monteverde Mira Delgado | Maria Inês Ribeiro da Silva de Seixas Martins | Helder de Almeida Coelho | Alexandre Manuel Leandro de Oliveira | Diogo Benjamim Santos Fernandes Correia de Almeida
Com o propósito de conciliar a popularidade crescente do padel, a preocupação com o ambiente e a obtenção da neutralidade carbónica da economia, “a philia surge para unir estas tendências: acompanhar este movimento, promover a economia circular e entrar no mercado, em crescimento, do padel.
A solução patenteada da philia assenta no desenvolvimento e comercialização de raquetes construídas com base em derivados naturais e materiais reciclados, todos eles recicláveis, oferecendo simultaneamente uma elevada performance em campo”.
mazexit
Promotores | Gonçalo de Oliveira Gaspar Serrenho | Isabel Maria Teixeira Cavaca | Helder Filipe Sousa Mesquita | Tiago Martins Catarino
“Concebemos a solução para que cada pessoa consiga manter uma vida verdadeiramente equilibrada nas suas vertentes mais importantes: Alimentar, Health&Fitness e Cultura&Lazer.
Essa solução passa pela criação de uma app revolucionária. E somos de facto pioneiros na forma como encaramos o problema, já que todas as apps que tentam resolver as questões do quotidiano, acabam por ter visões
compartimentadas da vida das pessoas, resolvendo apenas pequenas parcelas do grande problema (…). O que nos diferencia são três características: A visão 360º; coaching inteligente; e uma rede de parceiros verdadeiramente
inovadora.”
Herdade Monte Rolão
Promotores | Ana Filipa dos Santos Nicolau Meireles | Ana Patrícia Goulão Carreto | Joyce Marizia Semedo Miranda
“A nossa oferta é composta por três pilares fundamentais:
• iRooms – Inteligent Rooms – quartos com vários equipamentos conectados a uma app – App HMR – Herdade Monte Rolão, onde pode controlar à distância (e previamente ao check in) vários equipamentos do quarto em qualquer lugar e simultaneamente estar conectado à vida na Herdade.
• Experiências de imersão em cultura – Neste contexto, os hóspedes têm a oportunidade de participar ativamente na vida da herdade, nomeadamente, nas atividades de vindima, na ordenha, na produção do famoso queijo alentejano, nas plantações, na confeção do pão alentejano e doçaria tradicional da região. Poderão inclusive aprender olaria, realizar passeios equestres, pedestres e de bicicleta, participar em jogos tradicionais, caça, pesca, entre outras atividades desportivas, e inclusive realizar Birdwatching na 11.ª Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO em Portugal.
• Comité Etnográfico – grupo de trabalho com objetivo de certificar a autenticidade das experiências que forem disponibilizadas na Herdade.
O conforto associado, às infraestruturas de suporte (spa, piscina infinita, tecnologia, etc) e a qualidade do serviço prestado, farão da Herdade do Monte Rolão um destino único.”
Tribute
Promotores | André Filipe Lourenço Almeida Miranda | Fátima Maria Nunes Carvalho Bragança | Valter Grego da Cunha | José António Alvárez Rodríguez
“A TRIBUTE surge da missão de proporcionar aos seus clientes a experiência de um conceito inovador de “aldeia”, para residência permanente de seniores, baseada na preservação da individualidade, da autonomia na gestão do dia-a-dia (horários, preferências, aptidões), da afetividade, do conforto e da segurança, para que os seus clientes continuem a sua vida em pleno, se sintam como na sua própria casa e gozem da felicidade para que tanto trabalharam durante a sua vida ativa.
Na sua génese tem ainda uma aposta clara no suporte pessoal e dedicado a cada cliente e com infraestruturas que suportam de forma muito exclusiva a sua Missão, nomeadamente a arquitetura, os espaços verdes, os serviços de suporte, a sustentabilidade dos materiais utilizados, a domótica, entre outros.
A TRIBUTE posiciona-se no mercado como uma aldeia premium, procurando combater a imagem negativa que as residências seniores / lares têm na mente dos consumidores. Neste sentido a criação da marca e a sua notoriedade constitui um dos desafios do projeto.”
Satélites VHR
Promotores | Pedro Henrique Rodrigues de Jesus | Francisco Silveira Botelho de Vilhena da Cunha
“O projeto Satélites VHR tem como objetivo a Aquisição e Operação, pela GEOSAT, de uma constelação de 3 satélites de muito alta-resolução (VHR), para gerar e vender imagens e serviços de Observação da Terra, viabilizando assim a continuidade da empresa a partir de 2025, ano em que os dois satélites que opera atualmente já estarão “reformados”.
A GEOSAT tem como alvo a venda de Dados (imagens) e Serviços de Valor Acrescentado (SVA) para o mercado de Observação da Terra, com base em imagens de muito alta resolução (50cm por pixel) e na capacidade de revisita diária da nova constelação.”
ARBUN TO GO
Promotores | Emanuel Sá Miranda | Joana Simões Viseu Fernandes | Luís Miguel Martins Domingos
“A equipa promotora do projeto ARBUN TO GO é constituída por pessoas com backgrounds diversos ao nível da formação e experiência profissional. Para além do abrangente leque de competências, que cobrem todas as áreas necessárias para uma boa implementação do projecto, possui também experiência concreta no desenvolvimento e comercialização de bebidas alcoólicas no mercado português – com a rede de contactos que isso implica.
Para além do referido, a equipa acredita na potencialidade do projeto apresentado e encontra-se motivada para o implementar, fazer crescer e criar valor.”
The New Classical
Promotores | Ana Catarina Raposo Gonçalves | Rodrigues Marçal Antunes | Edward Luiz Ayres D’ Abreu | Rui Jorge Costa Moura de Almeida Olo
“Entre a exploração de um negócio maduro e uma ideia totalmente disruptiva encontramos um espaço dedicado à fusão no qual se misturam um ou mais negócios com o objectivo de disponibilizar um produto ou serviço que vá de
encontro a uma necessidade ainda não satisfeita ou, em alternativa, à criação de uma nova necessidade ainda não identificada pelo mercado.
A The New Classical representa isso mesmo. Focados na música clássica e nos seus fiéis seguidores, habituados a espectáculos em sala, evoluímos para uma lógica de experiência em que a música clássica está omnipresente, claro, mas em contextos diferentes.
Procuramos proporcionar experiências, não concertos, seguindo a tendência de um mercado mais exigente na área do lazer e divertimento, no qual a vivência do momento a 360º se torna mais importante do que o objecto principal do produto ou serviço.”
The New Classical
Equipa | André Pires Vaz Gonçalves | Diogo David Nunes de Mesquita Furtado Lopes | Ricardo David Rodrigues Lopes Martins | Saleta Valdés Márquez
“TalentEye LLC prevents companies from losing their best talent by being an enabler to optimize Talent Management. TalentEye calculates the TRS (Turnover Risk Score) using a proprietary algorithm, developed by TalentEye founders, that aggregates multiple data sources to produce a reliable score. The score is provided to the companies on a report that can be purchased in a one-shot basis or can be subscribed annually.