«O PADE representa um estimulante processo formativo: promove uma abordagem integrada – multifuncional e multidisciplinar – da gestão das organizações, de forma simultaneamente relevante, rigorosa e não trivial. Enfatiza especificamente o desenvolvimento pessoal – a gestão de si próprio – como premissa essencial para qualquer mudança organizacional significativa e sustentável.»
Pedro Ferro
Diretor do PADE
DIMENSÃO INTERNACIONAL
O PADE inclui uma experiência internacional em Xangai, com a duração de 4 dias úteis, com um programa de sessões na CEIBS – China Europe International Business School.
Testemunhos
Objectivos
- Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção de Empresas.
- Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competitiva, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias.
- Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empreendedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional e empresarial.
- Enriquecer a visão sobre o contexto, a missão e o futuro da organização.
- Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoamento: melhorar as capacidades diretivas pessoais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio.
- Debater ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.
Perfil dos participantes
O PADE destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência em posições de Alta Direção e Direção-Geral e constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.
Método do caso
Liderar só se aprende… liderando.
É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.
Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões. A AESE mantém-se na liderança do ensino com o Método do Caso em Portugal.
Os casos produzidos pela AESE integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.
Fases do Método do Caso
- O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.
- Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.
- As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.
Parcerias
O enorme potencial do mercado chinês, em dimensão e crescimento, e o que representa, como ameaça e/ou oportunidade, são frequentemente mal-entendidos. Fazer negócios na China não é fácil: cultural, económica e politicamente a realidade é muito diferente da portuguesa, e essas diferenças podem constituir uma barreira para a entrada nesse mundo.
Ao longo do programa – que inclui visitas a empresas – e sessões na CEIBS – China Europe International Business School, serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos: o mundo chinês (aspetos culturais, geopolíticos e macroeconómicos); aspetos estratégicos, organizacionais e competitivos na gestão de empresas em face da China; questões jurídicas e fiscais da operacionalização de negócios.
O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local e da AICEP.
- Aprofunda as oportunidades empresariais no espaço lusófono, incluindo um intercâmbio com dirigentes e empresários angolanos – do PADE da Angola School of Management – em Lisboa.
- A estadia em Xangai contribui para alargar o conhecimento dos participantes sobre este vasto mercado emergente, ao mesmo tempo que permite lançar os alicerces.
Duração
O PADE realiza-se de 5 de novembro de 2019 a 28 de abril de 2020, em Lisboa. O programa é composto por 110 sessões, que se realizam à terça feira à tarde (pelas 13.00 horas, com almoço) e à quarta-feira de manhã. O PADE tem lugar no Edifício Sede, em Lisboa.
Ficha de inscrição
As inscrições estão fechadas para este evento.
Contactos
Eliana Lucas
elianalucas@aese.pt
Tlm (+351) 931 304 382
Tlf (+351) 217 221 530
Contactos
Eliana Lucas
elianalucas@aese.pt
Tlm (+351) 931 304 382
Tlf (+351) 217 221 530
Eliana Lucas
elianalucas@aese.pt
Tlm (+351) 931 304 382
Tlf (+351) 217 221 530
Contactos
Eliana Lucas
elianalucas@aese.pt
Tlm (+351) 931 304 382
Tlf (+351) 217 221 530
Eliana Lucas
elianalucas@aese.pt
Tlm (+351) 931 304 382
Tlf (+351) 217 221 530
Eliana Lucas
elianalucas@aese.pt
Tlm (+351) 931 304 382
Tlf (+351) 217 221 530