Winning on Purpose – O que é preciso para construir uma grande empresa
Recomendação de Jorge Ribeirinho Machado, Professor e Responsável Académico da Área de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE Business School
Fred Reicheld é o criador do Net Promoter Score, o NPS, utilizado por tantas organizações para medir a lealdade dos seus clientes.
No seu último livro, “Winning on Purpose”, apresenta os resultados de uma vida dedicada a fazer com que as empresas amem os seus clientes. Sim, amem, pois o subtítulo do livro é “The unbeatable strategy of loving customers”.
O Propósito está na moda, mas para muitas pessoas é um conceito demasiado difícil de aplicar, é demasiado etéreo. Reicheld mostra como uma empresa que tem como propósito o cuidado pelos seus clientes – algo nada etéreo –, ganhará a lealdade dos seus colaboradores e clientes, e será uma empresa sustentadamente saudável. Para isso, utiliza alguns exemplos de empresas que já existem há várias décadas, como a Apple, a Chick-fil-A (terceira maior cadeia de fast food) ou a Entreprise Rent-a-car (a maior nos EUA), e de outras mais recentes como a Peloton e a Chewy.
Fred Reicheld lamenta que o NPS seja utilizado por muitas empresas mas que poucas o utilizem para o que serve (quem nunca recebeu um pedido do empregado para que “quando lhe telefonarem ou receber o mail a perguntar como foi o serviço, dê um 9 ou um 10”?), e cria uma nova métrica complementar ao NPS, a Earned Growth Rate.
O livro termina como começa, com o autor a explicar a razão de ter escrito o livro: quando lhe comunicaram que tinha um cancro, decidiu escrevê-lo, já que ainda tinha muitas coisas para dizer. Ainda bem que recuperou e teve tempo para terminar o livro.
Reichheld, Fred et al., “Winning on Purpose”, Harvard Business Review Press, 2021
Business Model Innovation Strategy: Transformational Concepts and Tools for Entrepreneurial Leaders
Recomendação de Agostinho Abrunhosa, Professor de Operações e Tecnologia da AESE Business School e Diretor do Executive MBA AESE
Raphael Amit e Christoph Zott são 2 dos autores mais conhecidos da área de business models considerada atualmente como fonte essencial de inovação.
A literatura de negócios está repleta de inovação nos produtos ou serviços. No entanto, estes tipos de inovações são demoradas, exigem muito investimento e a resistência à imitação nem sempre é fácil de manter.
Como resultado, os executivos estão a recorrer cada vez mais à inovação nos seus modelos de negócios como meio de sobrevivência em especial no pós-covid em que os negócios enfrentam desafios cada vez maiores.
Os autores concentram no livro “Business Model Innovation Strategy: Transformational Concepts and Tools for Entrepreneurial Leaders” todo o saber e experiência de mais de 20 anos de investigação empírica e teórica. Usam uma abordagem pragmática e inúmeros exemplos reais de todo o mundo.
Um livro a não perder.