27/03/2023
O GOS abriu as portas a antigos alunos e convidados dos participantes atuais para uma aula diferente…
O tema abordado foi tão complexo quanto vasto: Sustentabilidade Ambiental – desafios para o terceiro setor.
Para ajudar nesta reflexão, a AESE convidou Susana Cunha Trindade, Natércia Martins, do Centro Comunitário Carcavelos, e Maria João Gomes, do Rotary Club.
“Num mundo em que a crise climática domina as notícias e nos faz ver imagens de catástrofes ambientais e destruição por todo o mundo, é tempo de olharmos para todas as organizações que fazem parte da sociedade e perceber o papel de cada uma na minimização destes impactos sociais, e não só.” Para a Diretora do GOS de Lisboa, a Prof. Cátia Sá Guerreiro, “os desafios são complexos e exigem a intervenção de todos os atores sociais, nomeadamente das organizações sociais.”
Susana Cunha Trindade acrescenta: “as organizações sociais são vistas como um pilar crucial da sociedade, sem o qual seria impossível responder aos desafios humanitários e sociais cada vez mais evidentes. São estas as primeiras a serem chamadas à ação, na maioria dos casos (vejamos os últimos exemplos como a pandemia COVID-19 e a guerra na Ucrânia), como as entidades que têm o dinamismo e a força social para estarem na linha da frente. E já não são vistas como o parente pobre da sociedade que apenas prestava cuidados sociais… Segundo Cátia Sá Guerreiro, “o conceito de responsabilidade social foi alargado e hoje estas entidades são uma força vital e de importância económica bastante evidente.” Nesta sessão foi sublinhado que o setor constitui um motor que produz mudança de comportamentos e atitudes junto dos vários públicos com quem trabalham de forma próxima e diária, nomeadamente comportamentos para uma mudança de mentalidade na implementação de boas práticas ambientais. Foi claro durante o evento que à economia social também já chegou o desafio de fazer mais e melhor pelo planeta!
O encontro promoveu a apresentação de perspetivas e o debate sobre:
• Como está o mundo e o ambiente?
• A sustentabilidade ambiental e a economia circular como veículos de mudança.
• Quais os desafios das organizações sociais enfrentam na implementação de boas práticas ambientais?
• Partilha de exemplos e ações reais por parte de numa organização social portuguesa.
• Como é que a Filosofia Lean pode ajudar a fazer face a este desafio?
Coube a Susana Cunha Trindade debruçar-se sobre os desafios ambientais que as organizações sociais e o mundo enfrentam. Seguiu-se um case-study sobre a aplicação de várias medidas e práticas empreendidas por parte do Centro Comunitário Carcavelos, pela voz de Natércia Martins. Maria João Gomes, do Rotary Club, demonstrou a implementação da Filosofia Lean aplicada ao 3º Sector.
A iniciativa saldou-se muito positiva pela troca de experiências e pela network estabelecida na AESE.
Legenda
Cátia Sá Guerreiro (AESE), Natércia Martins (Centro Comunitário Carcavelos), Susana Cunha Trindade e Maria João Gomes (Rotary Club).