João Pereira
Secil
“Assistimos a mudanças profundas na estrutura do setor e das empresas que procuram reestruturar-se e adaptar-se ao novo enquadramento competitivo e regulatório.
O AMEG foi desenhado para gestores do setor energético e de outros setores de atividade, e é particularmente indicado para executivos nas áreas industrial, técnica, jurídica, financeira, investimentos, comercial, comunicação, consultoria – que beneficiem de um melhor entendimento das atividades e dos mercados da energia.”
Francisco Vieira
Diretor do AMEG
Parceria:
Conheça o AMEG
Objetivos
Perfil dos participantes
O programa foi desenhado para gestores do setor energético e de outros setores de atividade, e é particularmente indicado para executivos nas áreas industrial, técnica, jurídica, financeira, investimentos, comercial, comunicação, consultoria – que beneficiem de um melhor entendimento das atividades e dos mercados da energia.
Competências e perspetivas do setor
A cadeia de atividades do setor e os desafios que enfrenta serão apresentados por conferencistas com experiência e visão adquiridas em funções de alto nível nas principais empresas do setor (das energias alternativas), alternando com a discussão de casos de estudo que proporcionam aos participantes a compreensão, o contexto e as melhores bases para a formulação de estratégias e para a fundamentação de decisões no domínio da gestão de energias alternativas e convencionais.
O Programa inclui visitas a unidades de referência do setor energético em Portugal.
Para mais informações contacte j.cortereal@aese.pt
Professores e conferencistas
Agostinho Abrunhosa, Professor da AESE
Ana Quelhas, EDP
Anabela Antunes, PRIO Energy
António Costa Silva
António Coutinho, EDP Inovação
Francisco Vieira, Professor da AESE
João Afonso, REN
João Filipe Nunes, E-Redes
João Garrido, Caparica Solaris
João Martins de Carvalho, E-Redes
Jorge Lúcio, APEG
Jorge Simão, OMIP
José Fonseca Pires, Professor da AESE
Juan Luís Lopez Cardenete, Professor da do IESE
Juan Vera, Professor do IESE
Luis Barroso, Mobi.E
Paulo Preto dos Santos, DOUROGAS
Pedro Água, Professor da AESE
Pedro Amaral Jorge, APREN
Pedro Leão, Professor da AESE
Pedro Neves Ferreira, EDP
Pedro Pimentel, Professor da AESE
Pedro Verdelho, ERSE
Ramiro Martins, Professor da AESE
Método de aprendizagem
Liderar só se aprende… liderando.
Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.
É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.
Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões.
Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.
Fases do Método do Caso
Próxima edição
O AMEG realiza-se de janeiro a abril de 2026, em Lisboa.
O programa realiza-se em 2 meios dias por semana, no Edifício Sede da AESE, em Lisboa.
As sessões iniciam-se habitualmente com almoço à segunda-feira e decorrem até às 19h30. Na terça-feira o horário é das 9h00 às 13h15.
Número de sessões: 70
Em caso de interrupção forçada do Programa, a AESE está preparada para o cumprir, com as necessárias adaptações.
Idiomas: Português, Espanhol e Inglês.
Preço
Geral: 7.500€ (+ IVA)
Early Bird, válido até dia 31 de outubro de 2025, no valor de 10% sobre o preço total. Este benefício não é cumulativo com o desconto já praticado para os Alumni AESE e Associados APE.
Aos membros do Agrupamento Alumni da AESE e aos Associados da APE será concedido um desconto de 15% sobre o preço total.
O preço inclui: Documentação, material de apoio, catering e estacionamento no edifício AESE.
O que dizem os especialistas?
“Assistimos a mudanças profundas na estrutura do setor e das empresas que procuram reestruturar-se e adaptar-se ao novo enquadramento competitivo e regulatório” no setor da Energia.
O Prof. Francisco Vieira, Diretor do AMEG – Advanced in Management Program, desenhou a edição de 2025 a pensar em gestores do setor energético e de outros setores de atividade”, “executivos nas áreas industrial, técnica, jurídica, financeira, investimentos, comercial, comunicação, consultoria”, que pretendam beneficiar de um conhecimento mais aprofundado das atividades e dos mercados da energia.
Para isso, a AESE convidou conferencistas convidados de relevo para garantirem um melhor entendimento dos desafios e das oportunidades que o setor da Energia enfrenta.
O que dizem alguns dos especialistas?
Os desafios do setor da Energia, por António Costa Silva
António Costa Silva, Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico, onde fez a agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos, foi o orador convidado na sessão de abertura da edição do AMEG em 2025.
O convidado traçou o panorama do setor da Energia, que observa encontrar-se em profunda transformação. Nota avanços e retrocessos num mundo que funciona a duas velocidades, no que toca ao aproveitamento das oportunidades e o que considera ser o risco de algumas das decisões estratégias implementadas pela Comissão Europeia.
Ver mais
O Gás Natural, as Perspetivas de Produção e os Mercados internacionais | Jorge Lúcio, da APEG
Jorge Lúcio, Presidente da APEG, foi o conferencista convidado do AMEG, a 4 de fevereiro de 2025..Na sua apresentação, argumentou porque acredita numa transição energética inteligente, embora questione a conversão “100% verde”.
Ver mais
Ficha de pré-inscrição
As inscrições estão fechadas para este evento.
Contactos
Pedido de informação enviado com sucesso.