«Assistimos a mudanças profundas na estrutura do setor e das empresas que procuram reestruturar-se e adaptar-se ao novo enquadramento competitivo e regulatório.
O AMEG foi desenhado para gestores do setor energético e de outros setores de atividade, e é particularmente indicado para executivos nas áreas industrial, técnica, jurídica, financeira, investimentos, comercial, comunicação, consultoria – que beneficiem de um melhor entendimento das atividades e dos mercados da energia
Francisco Vieira
Diretor do AMEG
Parceria:
Conheça o AMEG
Objetivos
Adquirir informação relevante sobre as diversas atividades que integram a cadeia de valor do setor da gestão de energias alternativas e convencionais
Caracterizar a transição em curso e respetivos impactos na economia e na sociedade
Desenvolver e melhorar as suas competências de gestão.
Perfil dos participantes
O programa foi desenhado para gestores do setor energético e de outros setores de atividade, e é particularmente indicado para executivos nas áreas industrial, técnica, jurídica, financeira, investimentos, comercial, comunicação, consultoria – que beneficiem de um melhor entendimento das atividades e dos mercados da energia.
Competências e perspetivas do setor
A cadeia de atividades do setor e os desafios que enfrenta serão apresentados por conferencistas com experiência e visão adquiridas em funções de alto nível nas principais empresas do setor (das energias alternativas), alternando com a discussão de casos de estudo que proporcionam aos participantes a compreensão, o contexto e as melhores bases para a formulação de estratégias e para a fundamentação de decisões no domínio da gestão de energias alternativas e convencionais.
O Programa inclui visitas a unidades de referência do setor energético em Portugal.
Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.
É por isso que a aprendizagem na AESE é inspirada no modelo da Harvard Business School e desenvolvido à imagem do IESE Business School.
Atualmente, o Método do Caso destaca-se como um meio sofisticado, orientado para a transformação de talento potencial dos participantes em poderosa capacidade na tomada de decisões.
Os casos produzidos pelos professores e participantes dos programas da AESE Business School integram a base de dados da ECCH, o mais utilizado repositório mundial de casos ao serviço das Business Schools internacionais.
Fases do Método do Caso
Estudo individual: Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
Trabalho de grupo: A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
Sessão geral: Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.
Próxima edição
O AMEG realiza-se de 28 de janeiro a 29 de abril de 2025, em Lisboa.
O programa realiza-se em 2 meios dias por semana, no Edifício Sede da AESE, em Lisboa.
As sessões iniciam-se habitualmente com almoço à segunda-feira e decorrem até às 19h30. Na terça-feira o horário é das 9h00 às 13h15.
Número de sessões: 70
Em caso de interrupção forçada do Programa, a AESE está preparada para o cumprir, com as necessárias adaptações.
Geral: 7.500€ (+ IVA)
Early Bird, válido até dia 9 de dezembro de 2024, no valor de 15% sobre o preço total. Este benefício não é cumulativo com o desconto já praticado para os Alumni AESE e Associados APE.
Aos membros do Agrupamento Alumni da AESE e aos Associados da APE será concedido um desconto de 20% sobre o preço total.
O preço inclui: Documentação, material de apoio, catering e estacionamento no edifício AESE.