11/04/2021, Lisboa
É com grande alegria que comunicamos o regresso às atividades letivas no edifício da AESE, a partir de dia 19 de abril. A AESE reabre portas para as atividades presenciais, com a qualidade de sempre, mas proteção e segurança reforçadas.
A presença dos participantes, professores e colaboradores promete devolver à Escola a vida que lhe é própria. Manter-se-ão, em simultâneo, as atividades online que já fazem parte do modo de ser e de ensinar da AESE.
A reabertura das instalações da AESE será faseada, bem como o recomeço dos programas. Esta reabertura, implicou a reorganização dos espaços e das equipas, bem como a implementação de algumas medidas extraordinárias e novas rotinas individuais e coletivas. Tudo para que todos possam desfrutar da Escola em plena segurança.
Sejam muito bem-vindos!
A AESE Business School mantém o selo Covid Safe da APCER – Associação Portuguesa de Certificação, desenvolvido na sequência da pandemia COVID-19, com o objetivo de restabelecer a confiança e segurança de colaboradores, clientes e parceiros no regresso ao trabalho e na abertura da economia.
Medidas
Organização dos espaços
Reforço da higienização
Disponibilização de álcool-gel
Garantia de Distanciamento
Uso permanente de Identificação e Máscara
- Dentro do edifício da AESE e na garagem, estabeleceu-se o uso permanente de máscara (que forneceremos, se necessário).
- Foram colocados dispensadores de solução antissética em múltiplos locais, para permitir uma desinfeção das mãos mais frequente.
- Será feita a medição da temperatura à entrada no edifício.
- Definiram-se e assinalaram-se os percursos para acesso e circulação no edifício da AESE.
- Algumas atividades e serviços foram reformuladas no sentido de mitigar riscos, sem prejudicar a qualidade dos programas.
- Só devem estar na AESE as pessoas estritamente necessárias ao funcionamento da escola e das atividades presenciais.
- Serão reforçados os procedimentos de higienização e arejamento em todos os espaços da AESE.
- Os espaços, as equipas e os serviços foram reorganizados de modo a garantir o distanciamento e minimizar o cruzamento social.
- Foi construída uma sinalética clara para que as medidas e rotinas estabelecidas sejam respeitadas por todos.
- Todas as medidas e rotinas foram claramente comunicadas aos colaboradores, participantes, professores, Alumni e alguns parceiros.
novas Rotinas
- Os Trabalhos de grupo realizar-se-ão presencialmente.
- As refeições serão tomadas na AESE com as devidas medidas de segurança.
- Todas as salas serão limpas e arejadas entre aulas.
- À chegada à AESE, cada pessoa deverá colocar a sua máscara, desinfetar as mãos e registar-se na portaria. Ser-lhe-á entregue um identificador, indicando a equipa em que se integra e os espaços onde poderá aceder.
- Na convivência na AESE, é importante adotar o distanciamento físico entre pessoas recomendado (1 metro no exterior e 1,5-2 metros no interior).
- Neste mesmo sentido, a entrada e saída da sala de aula deverá fazer-se de forma ordenada e os lugares a serem ocupados são os indicados.
- A lotação máxima de alguns espaços de utilização comum estará sinalizada e não deve ser ultrapassada.
- As medidas e rotinas definidas e a sinalética disponibilizadas dão, a cada um, orientações claras que devem ser respeitadas.
Reorganização
Reorganização dos espaços
- Nas salas de aula, os participantes serão distribuídos, de modo a garantir o distanciamento.
- Os horários dos programas serão otimizados no sentido de evitar o cruzamento entre programas a decorrer em simultâneo.
- O arejamento será realizado, preferencialmente mantendo as portas e janelas abertas.
- Alguns espaços não irão funcionar nesta fase de reabertura e permanecerão encerrados.
- Há uma salas de isolamento no piso 4.
- Foi definida a lotação máxima de alguns espaços de utilização comum:
O elevador poderá ser utilizado por 1 pessoa de cada vez;
O WC poderá ser utilizado por 1 pessoa de cada vez;
O oratório poderá receber até 4 pessoas em simultâneo.
Reorganização das equipas
- Na medida do possível, os colaboradores da AESE continuarão a realizar as suas funções em teletrabalho. Assim, em cada momento, só devem estar na AESE as pessoas estritamente necessárias ao funcionamento da escola e das atividades presenciais.
- As equipas de apoio (direcção de programa, secretariado, limpeza, etc) foram reorganizadas de forma a serem estanques em termos dos espaços utilizados, Foram criadas 3 equipas: Staff
Equipa 2 – com acesso aos Pisos 1 e 2
Equipa 3 – com acesso aos Pisos 3 e 4 - Foi ainda estabelecido um regime rotativo nas equipas e as atividades ao sábado são reduzidas ao essencial.
- À entrada na AESE, todas as pessoas (colaboradores, participantes, professores e visitantes) serão integradas numa das equipas definidas que as orientará no que se refere aos procedimentos e às áreas a que têm acesso.
- Os Diretores de programa estarão na AESE nos dias de programa.
- Os Professores deverão restringir-se de trabalhar na AESE, estando presentes apenas durante as aulas que lecionam.
- Também os Participantes se deverão restringir de estudar ou trabalhar na AESE, estando presentes apenas nos dias do seu programa.
A Escola está pronta! Sejam muito bem-vindos!
Dúvidas?
Coloque as suas questões para o mail aese@aese.pt.
Plano de contingência da AESE
A AESE obteve o selo Covid Safe da APCER – Associação Portuguesa de Certificação
Princípios gerais da reabertura da AESE Business School segundo as orientações oficiais de:
DGS – Direção Geral da Saúde
República Portuguesa
ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho
OIT – Organização Internacional do Trabalho
Cartazes informativos:
Medidas gerais (I)
Medidas gerais (II)
Colocação, uso e remoção das máscaras