Há alguns anos, quando estava a consolidar o modelo Strategy in Action que mais tarde evoluiu para o Power Triangle e que todos os alunos que passaram pela AESE nos últimos anos tiveram seguramente a oportunidade de contactar, o Prof. Paco Iniesta comentou comigo que tinha lido um caso lançado recentemente chamado Aqualisa Quartz – Simply a best shower e que configurava um caso de fracasso do lançamento de um produto inovador. Achei logo na altura que fazia sentido testar o modelo Strategy in Action e verificar se seguindo as suas orientações, era capaz de identificar à anterior as razões do fracasso do produto e ao mesmo tempo dar orientações para o seu sucesso. Imediatamente fiz o download do caso li-o e apliquei o modelo para verificar da sua capacidade em identificar os problemas que afligiam o Diretor-Geral da empresa.
Foi com uma enorme satisfação que verifiquei que rapidamente o modelo tendia para resolver os problemas do Mr. Rowlinson e mais ainda, dava valiosas pistas para ultrapassar as limitações que impediam a venda dum produto incrivelmente inovador e excelente de per-si.
Posteriormente testei o modelo com muitos outros casos, quer de serviços, quer de diferentes indústrias e o modelo sempre tendia para clarificar a estratégia do lançamento e gestão dos produtos, o que permitiu uma enorme segurança na sua aplicação, sempre criteriosa e cuidadosa, mas também convergente para as boas pistas que evitavam os problemas mais comuns na vida de muitos produtos.
No entanto, o Aqualisa ficou sempre como o caso paradigmático: por ter sido o primeiro a testar o modelo, mas também porque a aplicação do mesmo permitia transformar um fracasso num imenso sucesso e porque, com o passar dos anos e conversando com antigos participantes dos Programas da AESE, nas conversas mantidas sempre vinha uma referência ao Aqualisa: “… nunca mais me esqueci daquele caso dos chuveiros em que de um fracasso se conseguia ganhar um milhão de euros em 5 anos…”.
Um caso excecional é assim: é capaz de transmitir bons ensinamentos baseados em robustos princípios teóricos, aplicados na prática, mas também tem de ser capaz de contar uma boa história que permanece na memória de quem o analisou.
E o Aqualisa Quartz é isto mesmo: um tema fundamental de estratégia comercial e de Marketing de uma empresa, cobrindo quase todas as facetas dos ingredientes dessas mesmas políticas e ficar na memória dos participantes como um exemplo a seguir.
Diz-me como resolves um caso, dir-te-ei quem és!
Pedro Alvito
Professor da Área Académica de Política de Empresa
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Professora da Área Académica de Fator Humano na Organização e Ética
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