AESE insight #33 - AESE Business School - Formação de Executivos

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AESE insight #33 > Thinking ahead

INOCROWD e parceria com a Glovo

Soraya Gadit

CEO & Founder InoCrowd e Alumna do Executive MBA AESE

A InoCrowd foi fundada em 2011 como resultado dum trabalho final do VIII MBA na AESE relativo à cadeira de NAVES (Novas Aventuras Empresariais).

A www.inocrowd.com.pt é uma plataforma de inovação aberta que procura ajudar as organizações a encontrarem soluções inovadoras para as suas atividades através da colocação de desafios a uma rede de investigadores do mundo inteiro (mais de 1.6 milhões de investigadores). A plataforma dispõe de algoritmos de match entre o problema/desafio e os melhores investigadores do mundo inteiro. Com isso consegue-se uma taxa de sucesso de 95% num curto espaço de tempo a encontrar soluções que aparentemente não tinham resolução.

Assim a InoCrowd no início desta pandemia foi contactada por uma empresa de prestação de cuidados de enfermagem ao domicílio a Trapézio do Sucesso, para encontrar testes rápidos com elevada sensibilidade e especificidade para deteção de Covid 19.

Este desafio foi superado e a Trapézio de Sucesso, através de enfermeiras certificadas leva os testes de deteção de Covid 19 ao domicílio.

No início de fevereiro de 2021 um dos Business Developments da InoCrowd verificou que seria interessante juntar o conceito da Trapézio do Sucesso à Glovo, uma vez que a Glovo tem uma área dedicada à área da Saúde e tiraria à Trapézio do Sucesso muitos custos e dificuldades operacionais para escalar o conceito, como por exemplo a marcação dos testes que na Glovo é automática e também os pagamentos. Soubemos também que o conceito estava a ser testado na República Checa e na Polónia.

Através da rede do LInkedin contactamos a Diretora de Marketing da Glovo. Marcámos uma reunião por videoconferência e desde o primeiro contacto até à operacionalização demorou duas semanas.

As duas empresas tiveram de trabalhar arduamente para que o serviço fosse lançado em duas semanas. As equipas de marketing, de design de tecnologias de informação de ambas as empresas foram envolvidas para que também as duas culturas das empresas se adaptassem rapidamente. É a primeira vez que a Glovo lança um serviço na sua aplicação, pelo que tiveram de adaptar toda a sua aplicação para este novo serviço e conceito. A Glovo queria lançar um primeiro serviço ligado à Saúde, mas que fosse credível e que fosse realmente trazer um valor acrescentado à população.

A InoCrowd por outro lado sempre quis fazer parcerias com outras plataformas de forma a normalizar ainda mais os serviços digitais e a simplificar a vida das pessoas.

Aliar a simplicidade da marcação do serviço com a realização do teste no conforto da sua casa, evitando deslocações desnecessárias, especialmente aos centros de saúde era o foco da Inocrowd e da Glovo e também apoiar os utilizadores e ajudá-los a enfrentar a situação atual de forma segura.

A Trapézio do Sucesso powered by InoCrowd teve de recrutar mais enfermeiras e ajustar os seus planos de operação, pois desde o pedido dum cliente na plataforma da Glovo à chegada dum enfermeiro este não pode ser superior a duas horas.

Os testes rápidos que são usados são da marca Swedicine, têm uma precisão de 98% e permitem resultados em 15 minutos. Para a realização do teste, o utilizador terá de fazer em primeiro lugar, um pedido na aplicação da Glovo. Poucos minutos depois será contactado pelo profissional de saúde para que possam agilizar a sua ida ao local onde se encontra. Os utentes/doentes recebem um certificado por email na altura da realização do teste e o resultado dos testes são comunicados ao SINAVE, de acordo com a norma conjunta da DGS, infarmed e INSA.

A maioria dos clientes da Glovo são estrangeiros, muitos com sintomas e não sabem onde se dirigir e o outro target é o facto de as companhias de aviação neste momento estarem a solicitar testes rápidos de Antígeno quatro horas antes de cada viagem

Nesta primeira fase, o serviço está disponível na zona da Grande Lisboa, Oeiras e Cascais, mas o objetivo a curto-prazo passa por alargar a outras áreas urbanas.

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