Exploring the Relevance and Efficacy of the Case Method 100 Years Later
The Centennial of the Business Case
Leituras de Verão
Ao longo deste período habitual de férias, semanalmente, sugerindo a leitura de um caso.
Boa leitura e boas férias!
Autor do caso
Ramiro Martins, Responsável Académico e Professor de Política Comercial e Marketing da AESE
Mateus Rosé – Making the brand sparkle to Millennials
Mateus Rosé é provavelmente a marca de vinho mais conhecida a nível mundial, atravessando gerações e geografias. Com os seus altos e baixos poucas marcas de vinho se podem gabar de serem conhecidas muito mais do que a marca região, ou a marca país, em que são produzidas.
O lançamento da nova garrafa do Mateus Rosé em março de 2019 representava mudar uma embalagem quase tão icónica como a garrafa da coca-cola: um cantil transparente, uma ideia que o fundador tinha ido buscar aos tempos da II Guerra Mundial, período em que tinha surgido essa ideia genial : um vinho cor-de-rosa, ligeiramente gaseificado e que tirava partido do excesso de uva do Douro que não era usado para o Vinho do Porto.
Uma das razões para a mudança de embalagem prendia-se com a necessidade de conectar com uma nova geração de consumidores – os millennials – de forma a reverter o envelhecimento do produto e da marca e de forma a aproveitar as recentes tendências de socialização deste importante segmento de mercado.
100 anos, 100 casos AESE
- OMSA Alimentación, S.A.
- PriceWaterhouseCoopers
- Grupo BCPAtlântico
- Mudança Cultural na EDP
- A Estrutura Directiva da Renfe
- GLS – Grupo Luis Simões
- Unicer Bebidas de Portugal: Construir uma Estratégia de Mudança
- O Novo estilo da HP
- Mapfre Finisterre
- O Banco Grameen – O crédito como Direito Humano
- Associação Guias de Portugal
- As Políticas de Recursos Humanos do Grupo Universal
- VIVO. Portugal Telecom e Telefónica de España no Brasil
- Aravind Eye Care System
- The Barefoot College
- Infosys
- As Espirais da Carreira Profissional
- O “Pé de Jaipur”
- Crescimento e diversificação na Martifer
- Projecto de integração. A GALP em Espanha
- Dr. Devi Shetty e a revolução na saúde – A Narayana Hrudayalaya Healthcity
- Médis
- Estratégia Corporativa da Galp Energia
- Bancos Alimentares contra a Fome
- Jaguar, Land Rover – Até quando sobreviverão?
- FISIPE – Um MBO de alto risco
- Grupo Casais
- Santini – “I gelati più fini del mondo”
- Infosys, Índia
- TMG: Liderar a Empresa Rumo ao Futuro
- Symington Family Estates (SFE) A wine company geared to the future
- Casa Relvas – A arte de ser disruptivo
- Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2019)
- A Indústria de videojogos para consolas em 2011
- Navigator: Uma decisão que pode mudar um País
- Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2020)
- UNIPLACES – The quest for a competitive value proposition
- Auto-Vila, Reciclagem de Resíduos Industriais, Lda. (1987-1995)
- ClubSmart: uma parceria de sucesso
- SIBS – A Rede do Multibanco
- Patagonia, Inc.
- A Teviz sete anos depois
- Finishing do Millennium BCP em Julho de 2004
- A Gestão da Inovação na Brisa
- Econstroi – Uma Plataforma Electrónica de Compras do Sector de Construção Civil
- Lusa – Agência de Notícias de Portugal
- Vortal, Connecting Business and Public eTendering
- Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 1)
- Quinta da Aveleda
- Brisa Inovação e Tecnologia: da Inovação para a Internacionalização
- ActivoBank - O Banco que simplifica
- H3 – Fast Service / Not So Fast Food
- Lusosider Aços Planos
- Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 2)
- ECCO Portugal – 2015
- Luis Simões em Madrid – Reestruturação das Operações Logisticas
- TMG Rumo ao Futuro
- Solancis – O futuro construído pedra sobre pedra
- Grupo EDP: From Insourcing to Full IT Outsourcing
- Parques de Sintra Monte da Lua
- Grupo Parras
- A Coopetição como estratégia de sustentabilidade no douro: O caso da Lavradores de Feitoria
- Grupo Polisport – A eterna paixão pelas duas rodas
- Grupo Sogrape – Tradição, paixão e inovação
- SUMA – Gestão de Resíduos no contexto das “Smart Cities”
- Fidelidade – A Internacionalização de uma Companhia de Seguros
- Vulcano Termodomésticos, S.A.
- Galp Energia – Iberização do Retalho
- Logoplaste – Inovação no Mercado Global: da Embalagem à Solução
- Millennium BCP – A Refundação de um Banco no Lançamento de uma Marca Nova
- Ronald Reagan – Uma Campanha de marketing Político
- Lançamentda Super Bock “MINI” – Estudos de Mercado na Indústria Alimentar
- Clube Pedigree & Whiskas
- HPP Saúde – A Avaliação da Satisfação dos Clientes
- VêGê – Reposicionamento de Marca na Indústria Alimentar
- Portugal Fresh
- Vitacress – A conquista da Europa
- Fly London
- Science4You: desafios de crescimento num mercado em crise
- VIA VERDE Portugal – A criação de um ecossistema
- Mateus Rosé - Making the brand sparkle to Millennials
- Mimo TMN
- Aerosoles
- Levidura – Botas de Montanha – Um Projeto Industrial
- Restaurante Lisboa
- Marriot International Inc.
- As contas do Benfica, Porto e Sporting
- Lusoponte – O Refinanciamento da Ponte Vasco da Gama
- O Aumento de Capital da EDP
- Myojo Foods, Co. Ltd
- A AbrilControlJornal
- Sistema de Informaçãda Clínica Universitária de Navarra (SI-CUN)
- Alliance Healthcare Transformação Digital
- E-Business na Galp Energia
- A Odisseia do Endurance
- Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra
- Fernando e Maria da Conceição
- Departamento de Operações do Millenniumbcp
- Starbucks Corporation: Motivação e Trabalho em Equipa
- Travel Store