The Future of Case Teaching
Part 5: Where Do We Go from Here?
Up to this point in our series, we have examined how case-method teaching is distinct from other pedagogies, and considered why this mode of learning has thrived since General Shoe Company was published. Here, we turn to what the future will bring.
“The experiences that engage students, the experiences that force them to think critically, to sort out important from unimportant facts, to think for themselves, listen to others, explain their views to others, make a decision—those experiences will continue to deliver powerful learning. What I love about General Shoe is that it allows students to practice a core skill for general managers. How do you go into an ambiguous situation and get to the bottom of it? That skill, the skill of figuring out a course of inquiry, to choose a course of action, that skill is as relevant today as it was in 1921.”
Conversely, we acknowledge the ongoing skepticism about the case method’s value. Cases have been accused of “leaving students with false confidence about what they know.” Some view cases’ ability to teach technical skills as limited. Others contend that cases give insufficient attention to perspectives such as those of organized laborers and underrepresented populations or to moral values.
We thus conclude this series by considering approaches to the case method and developments in cases that we believe will enable them to engage and transform future learners.
Leituras de Verão
Boa leitura!
Autor do Caso
Ramiro Martins, Responsável Académico e Professor de Política Comercial e Marketing da AESE
Fly London
A Fly London é a marca de referência da Kyaia, o maior grupo de calçado português. O setor do calçado é um dos mais importantes da balança comercial portuguesa, com volumes de exportação acima dos 80% nos últimos vinte anos, o preço médio praticado aumentou mais de 100%.
Este feito é atribuído a uma aposta clara no design, moda e evolução na cadeia de valor. Para tal foi determinante o contributo dado por empresas como a Kyaia, que investiram em design e marcas próprias passando de uma lógica de redução de custos para crescimento de valor.
O exemplo da Fly London é emblemático desta orientação. Presente em mais de 55 países a Fly London é hoje uma das marcas nacionais com maior reconhecimento mundial, com um volume de exportações de 30M€.
Situado em 2014 e no momento em que o seu Diretor Geral e principal acionista – Fortunato Frederico – pondera como ganhar a liderança da produção de calçado da península ibérica, o caso pretende ser a base de discussão para vários temas de Estratégia e Política Comercial.
100 anos, 100 casos AESE
- OMSA Alimentación, S.A.
- PriceWaterhouseCoopers
- Grupo BCPAtlântico
- Mudança Cultural na EDP
- A Estrutura Directiva da Renfe
- GLS – Grupo Luis Simões
- Unicer Bebidas de Portugal: Construir uma Estratégia de Mudança
- O Novo estilo da HP
- Mapfre Finisterre
- O Banco Grameen – O crédito como Direito Humano
- Associação Guias de Portugal
- As Políticas de Recursos Humanos do Grupo Universal
- VIVO. Portugal Telecom e Telefónica de España no Brasil
- Aravind Eye Care System
- The Barefoot College
- Infosys
- As Espirais da Carreira Profissional
- O “Pé de Jaipur”
- Crescimento e diversificação na Martifer
- Projecto de integração. A GALP em Espanha
- Dr. Devi Shetty e a revolução na saúde – A Narayana Hrudayalaya Healthcity
- Médis
- Estratégia Corporativa da Galp Energia
- Bancos Alimentares contra a Fome
- Jaguar, Land Rover – Até quando sobreviverão?
- FISIPE – Um MBO de alto risco
- Grupo Casais
- Santini – “I gelati più fini del mondo”
- Infosys, Índia
- TMG: Liderar a Empresa Rumo ao Futuro
- Symington Family Estates (SFE) A wine company geared to the future
- Casa Relvas – A arte de ser disruptivo
- Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2019)
- A Indústria de videojogos para consolas em 2011
- Navigator: Uma decisão que pode mudar um País
- Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2020)
- UNIPLACES – The quest for a competitive value proposition
- Auto-Vila, Reciclagem de Resíduos Industriais, Lda. (1987-1995)
- ClubSmart: uma parceria de sucesso
- SIBS – A Rede do Multibanco
- Patagonia, Inc.
- A Teviz sete anos depois
- Finishing do Millennium BCP em Julho de 2004
- A Gestão da Inovação na Brisa
- Econstroi – Uma Plataforma Electrónica de Compras do Sector de Construção Civil
- Lusa – Agência de Notícias de Portugal
- Vortal, Connecting Business and Public eTendering
- Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 1)
- Quinta da Aveleda
- Brisa Inovação e Tecnologia: da Inovação para a Internacionalização
- ActivoBank - O Banco que simplifica
- H3 – Fast Service / Not So Fast Food
- Lusosider Aços Planos
- Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 2)
- ECCO Portugal – 2015
- Luis Simões em Madrid – Reestruturação das Operações Logisticas
- TMG Rumo ao Futuro
- Solancis – O futuro construído pedra sobre pedra
- Grupo EDP: From Insourcing to Full IT Outsourcing
- Parques de Sintra Monte da Lua
- Grupo Parras
- A Coopetição como estratégia de sustentabilidade no douro: O caso da Lavradores de Feitoria
- Grupo Polisport – A eterna paixão pelas duas rodas
- Grupo Sogrape – Tradição, paixão e inovação
- SUMA – Gestão de Resíduos no contexto das “Smart Cities”
- Fidelidade – A Internacionalização de uma Companhia de Seguros
- Vulcano Termodomésticos, S.A.
- Galp Energia – Iberização do Retalho
- Logoplaste – Inovação no Mercado Global: da Embalagem à Solução
- Millennium BCP – A Refundação de um Banco no Lançamento de uma Marca Nova
- Ronald Reagan – Uma Campanha de marketing Político
- Lançamentda Super Bock “MINI” – Estudos de Mercado na Indústria Alimentar
- Clube Pedigree & Whiskas
- HPP Saúde – A Avaliação da Satisfação dos Clientes
- VêGê – Reposicionamento de Marca na Indústria Alimentar
- Portugal Fresh
- Vitacress – A conquista da Europa
- Fly London
- Science4You: desafios de crescimento num mercado em crise
- VIA VERDE Portugal – A criação de um ecossistema
- Mateus Rosé - Making the brand sparkle to Millennials
- Mimo TMN
- Aerosoles
- Levidura – Botas de Montanha – Um Projeto Industrial
- Restaurante Lisboa
- Marriot International Inc.
- As contas do Benfica, Porto e Sporting
- Lusoponte – O Refinanciamento da Ponte Vasco da Gama
- O Aumento de Capital da EDP
- Myojo Foods, Co. Ltd
- A AbrilControlJornal
- Sistema de Informaçãda Clínica Universitária de Navarra (SI-CUN)
- Alliance Healthcare Transformação Digital
- E-Business na Galp Energia
- A Odisseia do Endurance
- Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra
- Fernando e Maria da Conceição
- Departamento de Operações do Millenniumbcp
- Starbucks Corporation: Motivação e Trabalho em Equipa
- Travel Store