A visão da Área Académica de Política Comercial e Marketing
Artigo de Ramiro Martins, Professor e Responsável da Área de Política Comercial e Marketing
1. Quais são as principais tendências a considerar no âmbito da Política Comercial e Marketing para o ano 2022?
Entre os principais eventos que marcarão o ano de 2022, saliento a opção de privacidade iniciada pela Apple na versão 2021 dos sistemas operativos MacOS/iOS e cujo impacto tomará proporções gigantescas com o abandono do uso dos cockies por parte do browser Chrome. Todas as políticas seguidas nos últimos 10/15 anos baseados no rastreamento online dos consumidores está posto em causa e a busca de alternativas só agora se iniciou. Esta realidade obrigará a recuperar técnicas eventualmente mais clássicas mas também mais respeitosas da privacidade com influencia em praticamente todas as atividades de Marketing das organizações.
2. Que temas de impacto transversal deveriam ter um espaço importante na agenda da alta direção em 2022?
O tema da sustentabilidade será naturalmente central, no entanto o desenvolvimento do engagement dos colaboradores no propósito da empresa deverá tomar prioridade fulcral como estratégia de curto e longo prazo.
3. E que temas dentro do âmbito específico da Política Comercial e Marketing vão requerer uma maior atenção das empresas?
Existe uma noção incorreta de que o Marketing se prepara no respetivo departamento. A compreensão de que tudo o que conduz a uma experiência do cliente envolvente, ocorre em todos os departamentos, em todos os contactos com o cliente e depende da melhor preparação dos colaboradores, fazem parte a estratégia e plano de Marketing, mesmo que implementados pelos diferentes departamentos das organizações deverá ser o foco as organizações.
4. 3 atitudes / dicas / conselhos a ter em mente, enquanto líder, no próximo ano?
- As organizações deverão estabelecer como prioridades absolutas :
- desenvolver a experiência do cliente como eixo estratégico do seu engagement de longo prazo;
- usar o mundo digital para robustecer as suas marcas através de conteúdos com inequívoca utilidade para os clientes – educar e ajudar contra vender a todo o custo.
- Desenvolver o storytelling da marca, reconhecendo a fusão entre conteúdo e media no sentido do envolvimento e entretenimento dos clientes.
- Otimizar as suas opções omni-canal eliminando pontos de conflito entre agentes e canais.
- Abandonar discursos bem-intencionados de customer-centricity e implementar ações concretas de customer centricity.
A visão das Áreas Académicas para 2022
Comportamento Humano na Organização
Artigo de José Fonseca Pires, Eduardo Pereira, Cátia Sá Guerreiro e Paulo Miguel Martins
Política de Empresa
Artigo de Adrián Caldart, Presidente do Conselho Académico e Responsável Académico de Política de Empresa da AESE Business School e Professor do IESE Business School
Operações, Tecnologia e Inovação
Artigo de Jorge Ribeirinho Machado, Agostinho Abrunhosa, Joana Ogando e Nuno Biga