AESE insight #84 > Thinking ahead
Quais são as principais tendências para 2023, no âmbito das Operações, tecnologia e Inovação?
Jorge Ribeirinho Machado e Agostinho Abrunhosa
Jorge Ribeirinho Machado
Professor e Responsável Académico da Área de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE Business School
Agostinho Abrunhosa
Diretor do Executive MBA e Professor da Área de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE Business School
Dado que se prevê que Portugal continue com uma inflação significativa, podemos esperar que os custos de produção e de matérias-primas vai continuar a subir; no entanto, como a folga que a pandemia deixou aos consumidores se esgotou, as empresas vão ter grande necessidade de serem mais eficientes nas suas operações e na gestão a sua cadeia de abastecimento. Paralelamente, a resiliência devida à incapacidade dos fornecedores de entregarem os bens e serviços procurados levará à diminuição desta eficiência. Ao mesmo tempo, a concorrência que voltará em força depois de uma diminuição devido à pandemia obriga a um esforço maior de inovação (de processos, produtos e serviços), que leva consigo não só menor eficiência na utilização dos recursos como menor resiliência das operações das companhias.
É na gestão desta tripla incompatibilidade que se vai jogar quais empresas vão prosperar em 2023 e quais irão ficar para trás.
Além desta grande tendência, há um conjunto de outros temas eminentemente tecnológicos sobre quais os gestores terão obrigatoriamente de se debruçar:
É na gestão desta tripla incompatibilidade que se vai jogar quais empresas vão prosperar em 2023 e quais irão ficar para trás.
Além desta grande tendência, há um conjunto de outros temas eminentemente tecnológicos sobre quais os gestores terão obrigatoriamente de se debruçar:
- A densidade digital (percentagem de atividade digital no total das atividades) vai continuar a intensificar-se permitindo novos modelos de negócio, alguns suportados em 5G ou twin technology que vão continuar a expandir-se.
- A transição digital vai acelerar ainda mais e afastar as empresas da dianteira das mais atrasadas nestas matérias.
- Os ataques informáticos vão intensificar-se e os danos agravar-se-ão. Estes ataques são cada vez mais sofisticados, usando múltiplas táticas sociais e potenciando burlas bem camufladas.
- A AI vai continuar a alastrar-se e irão aparecer cada vez mais soluções plug & play e de forma acessível, transformando-a numa general purpose technology com as mais variadas aplicações.
- O Metaverso vai continuar a crescer e impulsionar a AR e a VR. As fronteiras entre o físico e o digital irão continuar a esbater-se com os riscos e oportunidades inerentes.
- Pode vir a ser o ano do quantum computing que promete grandes revoluções. Também a tecnologia blockchain vai assistir a desenvolvimentos interessantes alavancada pelas soluções cloud, pela descentralização da tecnologia e pelas necessidades de segurança e encriptação dos dados.
- A tecnologia e a sustentabilidade climatérica têm de se reforçar mutuamente
- Irão surgir novas soluções de condução autónoma e de robotização que vão penetrar cada vez mais nas nossas vidas e organizações.
Quais são as principais tendências a considerar no âmbito da Direção Geral
Adrián Caldart
Presidente do Conselho Académico, Responsável Académico de Política de Empresa da AESE Business School e Professor e Diretor do Executive MBA,do IESE Business School
O AESE Insight pediu-me para preparar um texto com as tendências de Marketing para 2023.
Ramiro Martins
Responsável Académico e Professor de Política Comercial e Marketing da AESE Business School
Na área das “Pessoas”, há algumas tendências principais que podem ajudar-nos a decifrar o presente e preparar o futuro
Eduardo Pereira
Professor de Fator Humano na Organização e Responsável do Coaching da AESE Business School