Recomendação de Adrián Caldart
Presidente do Conselho Académico da AESE e Professor da AESE e do IESE Business School.
As crises são os momentos nos quais as empresas mostram verdadeiramente se a missão, os propósitos e os valores que afirmam ter são realmente critérios retores das suas decisões mais importantes ou se, contrariamente, são só afirmações de public relations vazias de conteúdo e ignoradas nos momentos “da verdade”.
Demonstrating corporate purpose in the time of coronavirus
O artigo do Bill Schaninger, Bruce Simpson, Han Zhang and Chris Zhuda que recomendamos hoje está focado sobre este importante assunto na atual conjuntura. Os autores chamam a atenção sobre a necessidade de que as empresas identifiquem a urgência das necessidades que podem experimentar alguns dos seus stakeholders (empregados, fornecedores, clientes, comunidades locais, etc.) e que apliquem as suas forças para atendê-los.
Finalmente, os autores avisam que a conduta da empresa nestas horas deixará traços indeléveis na sua identidade e que dependerá dos seus líderes que estes permitam à empresa sair da crise com uma credibilidade fortalecida.