O objetivo é familiarizar os participantes com a metodologia usada nos diferentes Programas de Aperfeiçoamento das Capacidades de Direção e, ao mesmo tempo, proporcionar uma perspectiva introdutória às diferentes áreas funcionais presentes em qualquer empresa: Direção de Pessoas, Financeira, Operações, Comercial e Marketing, enquadradas numa visão Estratégica.
Benefícios
Nas sessões de Operações, vamos trabalhar um dos temas mais atuais da vida das empresas: o que fazer para combater a inflação, que diminui as margens e faz perder competitividade? Para isso, será estudado o caso de uma clínica, para perceber os passos que as organizações têm de dar para serem mais eficientes; na segunda sessão, os participantes ficarão a conhecer um modelo que, de uma forma simples mas completa, permite aos dirigentes criar um plano de ações que os leve a ser mais eficientes, a responder com mais precisão às necessidades dos seus clientes, e assim serem mais competitivos.
No módulo de introdução às Finanças Corporativas procura-se ajudar a entender as Demonstrações de Resultados e Balanços, e ir um pouco mais longe e aprender a analisar e diagnosticar a situação financeira da empresa e das eventuais causas que podem estar por detrás de situações financeiras difíceis. O conhecimento das causas é um primeiro passo para dar os remédios oportunos e antecipar os seus efeitos previsíveis.
A experiência demonstra que, com um mínimo de rigor e método, os participantes aprendem a retirar conclusões relevantes para o andamento das empresas, capacitando-os para tomar decisões fundamentadas.
A direção de uma equipa de vendas pressupõe um cuidado e uma atenção concreta às e aos vendedores, aos instrumentos motivacionais e às políticas. Quem a dirige pode, com uma atitude errada, frustrar e paralisar uma força de vendas, e fazer algo que a concorrência agradecerá seguramente: ter o vendedor a discutir com a sua chefia sobre as injustiças a que está sujeito.
Como cuidar da motivação de uma força de vendas nestes momentos desafiantes por que passamos? No plano comercial é também importante cuidar dos aspetos negociais. Uma negociação profissional pode, e deve, ser preparada. Há decisões a tomar durante a negociação, que poderão ser tanto mais acertadas quanto mais tivermos preparado a negociação. Como preparar uma negociação para ser bem sucedida?
O trabalho em equipa é uma de várias formas de colaboração, visando atingir uma determinada eficácia. O elemento diferenciador de uma equipa são as pessoas, pois cada uma delas é irrepetível. É imperativo apostar nas pessoas, alimentando a sua motivação e potenciando o talento de cada um. Contudo, as pessoas também constituem a dimensão mais desafiante da Direção. Para dirigir equipas são necessárias competências que um líder não pode descurar.
O papel da Direção Geral no alinhamento necessário entre a estratégia de negócio, a estrutura de gestão e a propriedade e a importância de ter os acionistas adequados. O trabalho do CEO para escolher o futuro da empresa e transformá-lo em realidade:
- Quais são os principais processos que deve usar?
- Quais as grandes áreas a considerar?
- Como fazer para que trabalhem de uma forma coerente?
- Que tarefas envolve?
Destinatários
Potenciais participantes nos Programas generalistas de longa duração que a AESE promove no Porto e em Lisboa, nomeadamente o PADE, PDE e PGL, em que se requer um mínimo de 5 anos de experiência profissional.
Professores
Jorge Ribeirinho Machado, Professor e Responsável pela Área Académica de Operações, Tecnologia e Inovação da AESE e Diretor do PDE de Lisboa.
Pedro Pimentel, Associate Dean da AESE e Responsável pela Área Académica de Finanças. Coordena as atividades da AESE no Norte do País. É Diretor do PADE, no Porto.
Adolfo González, Professor da Área Académica de Política Comercial e Marketing da AESE.. É Diretor do PDE e do co-Diretor do PADIS, no Porto.
Eduardo Pereira, Professor da Área Académica de Fator Humano nas Organizações e Executive Coach da AESE. É Diretor do PGL, no Porto.
Angel Proaño, Professor da Área Académica de Política de Empresa no ISEM e no IESE Business School.
Metodologia
Método do Caso e conferências colóquio.
Utiliza-se uma metodologia ativa e prática que permitirá ao participante abstrair-se de sua realidade quotidiana e aprofundar em conhecimentos, análises e desafios através de conferências, estudo individual e trabalho em grupo. Trabalharemos com o método do caso, que apresenta situações empresariais reais para que o dirigente analise, discuta em grupo e tome as decisões adequadas para alcançar o sucesso.
É imprescindível, para um bom aproveitamento do programa, o estudo prévio do material académico que será fornecido duas semanas antes do início.
Adicionalmente o programa prevê um painel de especialistas que irão partilhar a sua opinião a partir de uma perspetiva prática da governance.
Idioma
Português e Espanhol.
Formato e Local
Formato: Sextas-feiras da parte da tarde (14:30-18:15)
Local: Centro Cultural Montemuro Rua Sá de Miranda, 52 4700-352 Braga
Preço
€ 800 +IVA
No caso de se inscrever nalgum dos Programas referidos durante o ano lectivo 2022-2023, o valor da propina deste Seminário será devolvido em forma de desconto do respectivo Programa.
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Data
Sob consulta
Horário
Das 14:30 às 18:15
Ficha de inscrição
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