Notícias > Associações de doentes debatem desafios para uma gestão sustentável e equilibrada
Associações de doentes debatem desafios para uma gestão sustentável e equilibrada
12/06/2019, Lisboa
O 4.º Patient Day realizou-se a 12 de junho de 2019, na AESE Business School.
Este encontro anual promovido pela farmacêutica Merck teve o intuito de apoiar a capacitação das Associações de doentes em Portugal. O evento esteve subordinado à promoção da partilha de experiências e de best practices que sejam úteis ao trabalho que realizam junto dos doentes e familiares de doentes nas mais diversas patologias.
“Desafios de uma gestão sustentável” foi a temática escolhida para a edição deste ano. O foco incidiu sobre os princípios de gestão e sustentabilidade de organizações sociais e no modelo a seguir. A sessão iniciou-se com um debate e partilha de conhecimento sobre o case study, Salud Digna, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2003, distinguida pela Universidade de Harvard. Seguiu-se uma conferência sobre a “Sustentabilidade das Organizações Sociais, em busca de uma realidade possível”, conduzida pela Prof. Cátia Sá Guerreiro, Diretora do Programa GOS – Gestão de Organização Sociais, na AESE, em Lisboa. “A gestão e a sustentabilidade tornaram-se, com o passar dos anos, questões de relevo no contexto da saúde, na medida em que os processos de gestão e o pensamento estratégico são essenciais para um melhor desempenho e autonomia. É necessário estender esta gestão sustentável e equilibrada às associações de doentes que são fundamentais, não só para doentes, como para cuidadores, terem conhecimento suficiente sobre as doenças e possam tomar decisões informadas sobre os tratamentos existentes. Este ano queremos analisar os desafios que as associações enfrentam na atualidade e encontrar soluções, e é por isso que voltamos a sentar todas na mesma mesa”, afirma Pedro Moura, Managing Director da Merck.
A Prof. Cátia Sá Guerreiro afirmou que “a importância de partilhar com as associações de doentes, que na sua maioria têm recursos reduzidos e limitados, alguns princípios de gestão essenciais à sustentabilidade da organização como um fator essencial. Por esse motivo a AESE Business School abriu portas a esta iniciativa que procura a capacitação de instituições e organizações que têm como missão a ajuda de doentes das mais diversas patologias”.
O Patient Day começou, em 2016, com o tema “Public Affairs ao serviço do doente”, ao que se seguiu, em 2017, o “Fundraising a nível local e Europeu” e, em 2018, com o “Cuidar Informal”, com o intuito de dar resposta à necessidade de capacitação dos milhares de cuidadores informais que existem em Portugal. Com o Patient Day IV deste ano “Desafios de uma gestão sustentável”, a Merck procurou reforçar o seu compromisso com os Doentes e Cuidadores, estando empenhada em valorizar continuamente o papel das Associações de doentes e em reforçar a sua missão de ajudar a criar, melhorar e prolongar vidas.