27/09/2023
A AESE Business School, a primeira escola de negócios em Portugal, está a celebrar 43 anos, com empresas de referência em vários setores de atividade.
Para comemorar esta data, a AESE promove um jantar com empresas parceiras de vários setores de atividade, a 27 de setembro de 2023, no edífício sede, em Lisboa.
Fundada em 1980, a história da AESE tem sido escrita juntamente com o tecido empresarial português. O seu propósito reflete-se na proximidade com os líderes e decisores de empresas e organizações, na atenção aos seus desafios e às oportunidades que dirigentes e executivos enfrentam no crescimento das suas pessoas e os seus negócios.
Os participantes no evento dos 43 anos irão assistir à intervenção do Prof. Eduard Talamàs, do IESE Business School, subordinada ao tema: “Global macroeconomic outlook”, assim como a um breve balanço da Dean da AESE, a Prof. Maria de Fátima Carioca, sobre o ano letivo de 2022/23, que se saldou “muito positivo, nas várias dimensões”.
“A AESE, com os seus mais de 40 anos de existência, é a concretização de um sonho de muitos empresários, executivos e académicos que nos precederam e que lançaram os alicerces que fazem da escola um projeto relevante e sustentável: pensando, em cada momento, não só no presente, mas também no futuro, atento às necessidades de hoje e das gerações seguintes.” “Pensando nos desafios que nos trará este novo ano, mas também na origem da AESE, ou de forma mais abrangente na alma comum a todas as escolas da rede IESE (a maior rede de escolas de escolas associadas do mundo, Somos 16 escolas que marcamos presença nos vários continentes, e um universo de mais de 300.000 alumni),”
A Dean da AESE identificou 3 dimensões “que definem a nossa identidade e que assumem particular relevância no tempo presente.
São elas audácia, aprendizagem e impacto.”
“A audácia é imperativa em tempos de mudanças rápidas; e, muito especialmente, no caso da AESE, para abordar a formação de executivos num contexto de mudança como o atual. É também a audácia que nos desafia à excelência como Escola.”
“Na AESE preparamos líderes. Líderes disponíveis para marcar de forma profunda o presente e o futuro das pessoas e do mundo. Líderes com espírito de serviço, excelência profissional e integridade.” “A aprendizagem, aqui na AESE, é alcançada através de uma experiência reflexiva e partilhada, incorporando as ideias, aprendendo uns com os outros. Uma experiência de aperfeiçoamento e aprofundamento, verdadeiramente transformadora da pessoa, e como profissional.” “Ao transformamos os líderes, as instituições que lideramos serão transformadas e, em conjunto, transformaremos a sociedade.”
A AESE “é chamada a gerar” impacto, “porque ambicionamos deixar uma marca positiva nas empresas, na economia e na sociedade”, nem sempre “fácil de medir, “muito abrangente e muitas vezes intangível”. “Traduz-se desde logo, em todo o conhecimento multidisciplinar, construído e partilhado pelos nossos professores.”
“Este ano em mais de 600 dias de formação, impactámos mais de 320 empresas e 2000 profissionais.”
Fátima Carioca conclui: “Audácia, Aprendizagem e Impacto: o compromisso que assumimos.”
“Esperamos continuar a contar com o vosso compromisso também, colaborando convosco no fortalecimento das vossas pessoas e esperando a vossa colaboração no fortalecimento da escola através, por exemplo, de iniciativas conjuntas ou bolsas para estudantes e professores.”
“Temos um legado de obra feita, que queremos conservar e honrar; mas cada ano queremos fazer mais, responder melhor, inovar, porque sabemos que um mundo em constante mudança é um mundo ilimitado de oportunidades, e por isso, cada ano, está tudo por fazer.“
“Não há vinho sem boas uvas e não haveria AESE sem boas e diversas empresas, fiéis e amigas como as vossas”, atestou o Presidente da AESE, José Ramalho Fontes. Adotando a metáfora do vinho e da vinha um setor que lhe é tão próximo, o Professor sublinhou o voto de confianças que estes parceiros demonstram e que os levam a entregarem “os seus colaboradores à fermentação, à maturação dos PADE, MBA, PDE, etc., estando aqui presentes várias colheitas vintage.”
O jantar decorreu em ambiente de partilha de experiências e expectativas entre os presentes:
accenture, AON Portugal, APE, Axians Portugal (Grupo Vinci Energies), Banco Santander Totta, Casais, CGD, CIVILRIA, Clube de Produtores do Continente, Colt Group, Deloitte, Ducinaltum Business Services, EDP – Soluções comerciais, EFAFLU, El Corte Inglés, ELPing Organizational Fitness, EMAC, ENSE, E-Redes, Fidelidade, FIPA, Flexdeal, Fundalao Millenniumbcp, GNS, HUF Portuguesa, Impresa, INCM, IT People Innovation, Konica Minolta, KPMG Portugal, LS, Lusomorango – Portugal Fresh, MERCK, Millenniumbcp, ACE Mota-Engil, NAV Portugal, Parras Wines, Pfizer, Plenitude, Proman Portugal, PwC Portugal, Sovena Group, The Navigator Company, Trivalor, Unicre, Universidade EDP, entre outras.