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Compra online de veículos automóveis

7/01/2021

O Head of Motors, do Stand Virtual, do OLX Group, foi o convidado do Agrupamento de Alumni da AESE, no passado dia 7 de janeiro de 2021. O tema debatido foi o “Comércio online e offline”, no que se refere à compra e venda de veículos usados.


Após uma carreira internacional em Espanha, Itália, Turquia, Tailândia e Brasil, Nuno Castel Branco regressou a Portugal para liderar o processo digital no Stand Virtual. “O mercado dos usados soube reagir com mais agilidade quando comparado com o dos novos”, refere o orador que observa que “a pandemia suscitou a procura de veículos usados e motas, a fim de que os compradores evitassem os transportes públicos, por questões de saúde e segurança.


“A jornada de compra de um carro é complexa.” Do preço, às condições, passando pela confiança no vendedor e a adequação do automóvel ao comprador… todos estes critérios são fatores que geram “incerteza e ansiedade” no momento de decisão.


Atualmente, em Portugal, 95% das pessoas começam a sua pesquisa de veículos na internet. E para Nuno Castel-Branco é nítido que “a venda dos usados está muito mais dinamizada hoje em dia do que a de novos”.


“Um elemento crítico na compra de um carro é a venda do veículo antigo”. Segundo Nuno Castel-Branco “começa a ser possível uma maior conveniência online através de serviços adicionais, aumentando o grau de confiança e transparência relativamente aos classificados tradicionais”. A conveniência passa a ser medida em função de: serviços de financiamento disponíveis, o prazo de devolução, a contratação de seguros, o leasing operacional, a marcação para venda imediata, a oferta online para a venda do carro pessoal, entre outros.

 


O futuro da jornada online na compra de carros usados
“Não é muito claro como será o futuro, no entanto já muitos clientes querem fazer toda a jornada online”. O responsável do Stand Virtual afirma que “o atual modelo de distribuição de carros novos cria maiores limitações para os concessionários venderem online do que aos profissionais de usados. Particularmente no setor de usados existe uma evolução muito significativa para vender online em particular em toda a vertente de marketing digital. A pandemia veio acelerar muito a atenção dos profissionais de automóveis para melhorar a apresentação e diferenciação do seu produto online, Durante 2020 existiu também um crescimento assinalável dos utilizadores e do tempo de pesquisa de um automóvel na internet.”



Como melhorar a jornada de compra online?
O orador avançou com algumas tendências das quais se destacam como crítico o fator de “melhoria da transição entre a experiência online e a ligação offline”. “É necessária a formação e a preparação dos atuais recursos humanos e dos procedimentos para a integração das leads geradas online.”
Também se torna fundamental “que a descrição dos carros usados seja o mais correta possível para gerar confiança nos compradores”, muito significativa para a concretização da transação com sucesso.


À apresentação do orador seguiu-se um momento de perguntas levantadas pelos Alumni da AESE que participaram nesta sessão por via remota.


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