Notícias > AESE Saúde
Envelhecimento e Longevidade: oportunidades criativas, dignas, saudáveis e com qualidade de vida
15/02/2023
A resposta da sociedade portuguesa aos problemas do envelhecimento e da longevidade da população é inadiável. Para refletir sobre as soluções mais adequadas nos campos da Saúde e do sector social, a AESE Business School foi palco de um debate sobre “As perspetivas para o Setor Sénior”. O evento foi organizado em parceria com a Via Sénior, no dia 15 de fevereiro de 2023, em Lisboa.
Neste encontro foram convidados vários responsáveis por instituições e empresas cujos serviços têm encarado este segmento de mercado com características tão particulares, no âmbito dos cuidados de Saúde, humanitários, médicos e residenciais.
O Prof. José Fonseca Pires, da AESE, introduziu o tema com uma observação sobre a “Vulnerabilidade e a Humanização das práticas assistenciais à terceira idade”, seguindo-se um overview do Setor Sénior, a nível demográfico, económico e as tendências que se prevêem, pelo Dr. Carlos Elavai, Partner da BCG.
A vertente Residencial foi apresentada pelo Dr. Gilberto Jordan, Partner do André Jordan Group, pelo Dr. António Abrantes, Secretário-Geral da Confederação do Turismo de Portugal, pelo Dr. Pedro Araújo e Sá, Partner Core Capital (Portugal Senior), e pelo Dr. Gonçalo Santos, Head of Capital Markets, da JLL. O debate foi moderado pelo Prof. Jorge Ribeirinho Machado, da AESE.
A conversa seguiu com a “vertente Medicalizada”. Para esta reflexão, os participantes contaram com as intervenções: da Dra. Ana Jorge, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, do Dr. Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, do Prof. João Gorjão Clara, Professor Catedrático de Medicina da FMUL e Presidente AMIDI, do Dr. Julián Ulécia, CEO da José de Mello Residências e Serviços (Domus Vida) e do Dr. João Gancho, Médico e Partner Mediceus. A moderação ficou a cargo do Dr. Nuno Saraiva de Ponte, CEO da Via Sénior.
O Prof. Gonçalo Saraiva Matias, Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos terminou o evento com uma perspetiva demográfica muito baseada nos dados disponíveis.
Foi um encontro muito rico e diversificado, e que vai merecer um aprofundamento em todas as vertentes debatidas, dada a sua complexidade e relevância.