5/11/2019, Lisboa
A AESE em parceria com o Santander organizou um seminário que versou sobre “Estratégia e gestão no setor agrícola”.
Esta iniciativa resultou de um trabalho conjunto entre as duas entidades, dirigida a gestores, sócios gerentes, diretores financeiros e diretores gerais de PME, vincando o compromisso do Santander em promover a melhoria da competitividade das empresas, através da incremento das competências dos seus recursos humanos. O evento, realizado a 5 de novembro de 2019, contou com as boas vindas da Presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.
O Prof. Fernando Bianchi de Aguiar introduziu o tema do encontro, apontando os desafios que se colocam pelo facto de “As tecnologias estarem a mudar o modo como trabalhamos”.
A Mercadona foi o caso de estudo trabalhado pelos participantes e cuja animada discussão foi conduzida pelo Prof. José Ramalho Fontes, considerando os desafios encontrados operacionalmente, no que se refere á relação entre produção e distribuição.
Também o caso “Lavradores de Feitoria” foi tema de análise do professor, salientando-se a “coopetição como estratégia de sustentabilidade do Douro”. Paula Sousa da Aveleda, acrescentou a sua experiência como Coordenadora do Enoturismo da Aveleda com exemplos concretos de como pode Portugal crescer em competitividade no setor vitivinícola.
O seminário terminou com Francisco Pavão, Presidente da APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, a referir “os desafios para a agricultura de Trás os Montes e Alto Douro”. Na sua exposição abriu caminhos sobre o que se pode fazer para enriquecer estas regiões tão peculiares do País.
O dia terminou com a entrega de diplomas aos participantes, que saldaram a experiência como muito positiva.