16/07/2021
O Prof. Luis Manuel Calleja, Senior Lecturer do Departamento de Dirección Estratégica, do IESE Business School, e Visiting Professor da AESE, na área de Política de Empresa, falleceu a 16 de julho de 2020.
Com 72 de anos de idade conquistou a com a sua presença o respeito, a amizade e o carinho dos muitos que o recordam: .
A Prof. Maria de Fátima Carioca, Dean da AESE, refere: “Todos temos alguma história em que sentimos que a nossa vida teve a sua marca, algum momento / decisão / inspiração que, reconhecemos, que a ele lhe devemos. Todos lhe tínhamos, e a todos ele tinha, uma enorme amizade.”
O Prof. Pedro Ferro, Professor da AESE e seu amigo, lembra: “Morreu o Professor Luis Manuel Calleja, vítima de um cancro diagnosticado há menos de um ano. Recentemente, na última Páscoa, enviara uma mensagem-video para os alumni, professores e colaboradores da AESE, em termos que não faziam prevêr um desenlace tão rápido. Agora está em Paz.
Luis Manuel Calleja era professor de Política de Empresa na AESE e no IESE, bem como em outras escolas de negócios nossas parceiras, na América latina, Europa e África. Entretanto, exercera funções de Direcção-Geral e consultoria, em empresas e organismos públicos de diversos países europeus.
Era um professor extraordinário. «As aulas do Prof. Calleja não vêm nos livros», dizia-me em tempos um participante do PADE-Programa de Alta Direcção de Empresas, à saída de uma delas. Era uma pessoa apaixonada, sábia e profunda, combinando a altura académica com a sua cultura clássica (e também contemporânea), experiência de governo, prudência e visão prática. Ajudava a abrir a mente e “elevar o olhar” dos seus ouvintes. Era também muito amável, simpático, vivaz e divertido. Contudo, o comentário mais frequentemente suscitado pelas suas aulas, com justiça, é que eram «inspiradoras».
Gostaria que estas linhas não fossem lidas como um “elogio fúnebre” convencional. Eu tenho um grande admiração por ele e era muito amigo. E estou a escrever “à flor da pele”. O Prof. Calleja também devia ter alguns defeitos, como todos nós. Mas tudo o que eu disse antes sobre ele é verdade.
Naquela última mensagem que nos dirigiu – e que referi acima – sugeriu que devíamos aproveitar esta pandemia para «descobrir quem somos». Belo conselho de uma pessoa que viveu até ao fim – como um santo da sua devoção dizia que um cristão devia viver – «sem medo da vida e sem medo da morte».”
O Prof. Jordi Canals diz também: “Las personas con corazón grande y magnánimo llenan siempre un enorme espacio en la vida de las personas cercanas. Luisma Calleja era una persona de gran corazón. Como profesor del IESE y de otras instituciones académicas con las que colaboró, se movía por una vocación clara de servicio a los demás”.
O percurso profissional
O Professor Calleja desempenhou cargos de direção em empresas de serviços, de natureza financeira, industrial e profesional. Foi consultor para a realização de planos estratégicos de bancos e seguradoras, europeus e americanos, tal como em empresas públicas e em instituições sociais.
Foi docente em várias universidades e escolas de negócios, entre elas a AESE, o IEEM de la Universidad de Montevideo,a EBS Madrid y Paris, o ISE de São Paulo, e o ISEM de Madrid. Também dava formação a líderes com funções políticas, desde 1989.
Deixou vários livros realizados em coautoria, casos, notas técnicas, conferências artigos sobre política de empresa.