15/02/2023
A Sala de Honra da Fundação Calouste Gulbenkian, onde a Administração recebe os seus convidados, foi o ponto de partida da visita do 32º Programa de Gestão e Liderança. Jorge Lopes e Susana Filipe, participante no programa foram os anfitriões desta experiência, realizada a 15 de fevereiro de 2023.
“A FCG é um Centro Cultural” que pelo seu projeto de arquitetura e engenharia “vê a cidade e é vista pela cidade”. Com a ambição de ser um polo de conferências, conhecimento, cultura e filantropia, a FCG é uma referência a nível internacional.
Conduzidos pela área das oficinas, reservada do olhar do grande público, Jorge Leal chamou à atenção para os materiais de qualidade utilizados na construção do edifício – betão, bronze, entre outros-, que facilitam o trabalho de manutenção e de sustentabilidade, tema tão caro na atualidade.
António Gonçalves coordenador do coro e da orquestra Gulbenkian acompanhou o grupo pelo Arquivo. Nesse espaço administrativo, o responsável sensibilizou para a importância dos músicos “respirarem em conjunto com a pulsação” das obras, terem confiança no maestro para liderar o grupo e para o registo de música escrita. “Cada maestro interpreta a obra com alguma originalidade”, atendendo “à forma como cada nota deve ser tocada”. A preparação semanal é essencial para cada concerto. A orquestra conta geralmente com cerca de 100 pessoas: 55 músicos em permanência e os restantes contratados como reforço por temporada.
“A importância da pontualidade e a consciência do impacto no desempenho dos demais” é nevrálgico, segundo António Gonçalves que destaca este pormenor em particular como um exemplo extraordinário de liderança.
Após pisar o palco do Grande Auditório, o 32º PGL ocupou os seus lugares na plateia e usufrui em exclusivo de um ensaio de uma composição de Mahler.