18/05/2023
Criada durante o 9.º Executive MBA AESE, a Hopecare rapidamente passou de um projeto da cadeira de Novas Aventuras Empresariais para uma start up de sucesso em franco crescimento. José Paulo Carvalho, líder da empresa, foi convidado pela AESE a apresentar, a 18 de maio de 2023, o seu caso de Business in action, cujo propósito visa reduzir a mortalidade e o internamento crónico dos utentes pela via digital. Esta empresa pioneira é especializada em cuidados de saúde personalizados através da utilização de sistemas analíticos baseados em Inteligência Artificial. Durante a conferência, o orador afirmou que: “a AESE deu-me os conhecimentos e as ferramentas de que precisava para me desenvolver enquanto dirigente e fez-me descobrir o valor do negócio como responsabilidade social.”
A proposta de telemonitorização de doentes crónicos da Hopecare trouxe valor acrescentado no que toca à redução da hospitalização de pacientes, dos episódios de urgência e do aumento da taxa de sobrevivência dos mesmos. O orador explicou a importância do estabelecimento de parcerias sólidas e do recurso ao financiamento, a fim de viabilizar o móbil de “levar a saúde a todo o lado”, através do 5G.
A Hope Care tem trabalhado em parceria com o Serviço Nacional de Saúde em diversos projetos para fornecer soluções de telemedicina e telecuidados. Exemplo disso é o HCAlert, uma plataforma de monitorização remota de doentes crónicos, implementada em vários hospitais públicos e que tem permitido reduzir o número de internamentos, episódios de urgência e aumentado a taxa de sobrevivência.
No final da sessão, os participantes do Executive MBA colocaram as suas perguntas ao convidado, num ambiente saudável de partilha de experiências entre Alumni.