26/03/2019, Sevilha
Prestes a chegar ao fim, o GAIN foi recebido no Instituto San Telmo, em Sevilha, para aulas de 26 a 27 de março, naquela que é uma das Escolas de Negócio de maior prestígio em Espanha e reconhecida na Europa como um centro de excelência no desenvolvimento das capacidades de Direção. Esta visita tem vindo a ser considerada um dos momentos mais enriquecedores do programa da AESE, ao longo das 5 edições.
O Instituto San Telmo está inserido no espaço dum complexo projetado pelo arquiteto sevilhano D. Antonio Millán cuja construção data de 1914. O conjunto de Professores, que além da docência estão também envolvidos no mundo empresarial pelo assessoramento de empresas, proporcionam que as sessões intensivas do GAIN estejam focadas na discussão do setor agro-alimentar numa perspetiva global, tendo em conta os vários desafios que as empresas do setor enfrentam a médio prazo.
Elisabete Pires, Diretora de Recursos Humanos, Contabilidade, Auditoria e Controlo da Parra Wines comenta que “os 2 dias passados em Sevilha no Instituto San Telmo no âmbito do GAIN permitiram-me conhecer melhor a história desta instituição e o seu trabalho ao longo dos tempos junto das empresas e dos empresários. Foi também uma forma de fomentar os laços e partilhar experiências profissionais com os colegas do curso e ao mesmo tempo ter o privilégio de aprender com professores e oradores que nos ajudam a pensar e repensar estratégias através da análise de casos atuais de empresas conceituadas do setor agrícola e agroindustrial.”
“Esta deslocação a Sevilha foi deveras enriquecedora, tanto pela experiência com novos professores e métodos, como pela visita ao belíssimo Instituto San Telmo.” Jaime Malheiro da Silva, Head of Business Portugal & Palops da Cerealto Siro, acrescenta que “estas viagens também nos permitem conhecer melhor os nossos colegas. A abordagem de alguns casos foi muito interessante e inovadora neste programa, que está a contribuir bastante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.”
Ao logo do programa GAIN, os participantes têm desenvolvido conhecimento nas áreas de Recursos Humanos, Estratégia Empresarial, Marketing, Operações e Finanças, através do Método do Caso. O enquadramento das escolas de negócios onde as sessões tomam lugar fomentam no participante viver a problemática apresentada e encaminhar a análise para possíveis soluções do Caso discutido.