09/10/2023
“AI for decision making” é o nome do novo Short Program da AESE estreado no passado dia 9 de outubro de 2023, em Lisboa.
A Prof. Maria de Fátima Carioca introduziu o tema da “AI and Business Strategy”, cedendo palco à oradora convidada de NYU Stern, Natalia Levina, uma Professora que se destaca pelo cariz inovador com que trabalha a área de “Digital Innovation & Crowdsourcing,” em programas de Formação de Executivos e MBA. Recebeu o Prémio de Melhor Professora dos estudantes de MBA da NYU Stern’s e é frequentemente convidada como keynote speaker para conferências de natureza académica e corporativa.
O tópico desenvolvido com os participantes no short program foi “Introduction to Artificial Intelligence for Business” e “How AI disrupts industries and organizations?”. “AI não é uma nova tecnologia. Foi sobrestimada por décadas.” A oradora é de opinião de que não se deve sobrevalorizá-la de novo. “A previsibilidade” que a AI permite está intimamente ligada “ao quão melhor podemos esperar que o sistema funcione verso o acaso”, visto ser “possível automatizar as fronteiras entre as capacidades humanas e “a máquina”, para uma melhor tomada de decisão.”
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Decisões altamente previsíveis, com um custo de erro reduzido, podem ser” para Natalia Levina “totalmente automatizadas.” “A precisão da AI só pode ser avaliada com base numa plataforma de data verdadeira de elevada qualidade. Contudo, esses dados são muitas vezes dispendiosos ou impossíveis de obter”. A Professora fez progredir a discussão para as vantagens e as desvantagens entre a Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. A adoção da AI nos negócios deve privilegiar a qualidade das decisões tomadas, dado o se preço elevado. A oradora deixa a consideração: “ao adotar a AI nas organizações, os líderes devem analisar vários níveis de risco. Se não for evitar de gerir riscos graves, a IA não deve ser implementada”.
A Prof.ª Marta Faria propôs o estudo da AI sob o ponto de vista ético e das tendências de futuro.
O Prof. Agostinho Abrunhosa conduziu os presentes num estudo de caso, cuja tomada de decisão pedida versava sobre a transformação do trabalho através da Inteligência Artificial. A AESE convidou Hugo Malheiro, da Accenture, para contar na primeira pessoa a sua experiência a cerca das aplicações que a AI pode trazer aos negócios.
O que dizem os participantes?
““O short program permitiu, com o apoio de um corpo docente internacional – uma reflexão séria sobre o impacto da IA na tomada de decisão, distinguindo o estrutural do hype. Os modelos apresentados são muito relevantes na análise do impacto real da introdução das novas tecnologias nas nossas empresas e na sociedade.
A destacar o foco na medição real do impacto dos modelos, para além dos valores de accuracy apresentados pelos fornecedores, nas sessões da Professora Natalia Levina. E a abordagem filosófica da sessão da tarde, com a Professora Marta Lince Faria.” Vasco Mano, Project Manager, Técnico Superior da AICEP e 23.º Executive MBA AESE
“Hoje, a AESE Business School dedicou`-se ao tema da AI, tendo nós discutido o seu impacto nos negócios, as implicações éticas e as tendências do futuro, e, por fim, como pode a AI ser disruptiva nas indústrias e nas organizações. “Takeaway 1: AI is not a new techonology , it was hyped up for decades, let’s not overhype it again!” Jaquelina Vieira, Head of Business Insights & Strategy da CGD e 22.º Executive MBA AESE.