30/11/2022
O Fórum PADIS da AESE convidou o Doutor Palhaço, um Profissional de Saúde e um Artista, a partilhar a sua visão original e otimista do mundo, na humanização dos cuidados de saúde dos mais seniores. A sessão online realizou-se no dia 30 de novembro de 2022. Jorge Rosado, Co-Founder e Diretor Artístico da Palhaços d’Opital, explicou aos Alumni do PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde e do HBE – Hospital Business Enhancement a importância da Valorização e da Dignificação das Pessoas mais idosas. No seu entender, “o mundo não tem tratado bem os nossos mais velhos”.
Palhaços d’Opital é “das poucas organizações no mundo que trabalham com e para os adultos”, que “não pararam as visitas presenciais, mesmo em tempo de pandemia”. Atuam em questões prementes como “a Arte em Cuidados Paliativos e Terminais e na Demência”. A organização colabora com os hospitais, em projectos relacionados com a higienização das mãos e quedas em ambiente hospitalar, entre outros.
Jorge Rosado assume a missão de ser um agente transformador de humanização junto dos pacientes, familiares, cuidadores formais e informais, e amigos. “A humanização hospitalar deve começar nas universidades” e “deve ser profissionalizada”, defendeu o orador para quem a “a humanização deve ser tratada de uma forma mais séria e com maior investimento”, fazendo “parte da instituição de saúde”.
Após a sua intervenção, os participantes colocaram algumas perguntas, respondidas pelo orador, numa troca viva e emotiva de boas práticas a serem replicadas.