Notícias > Alumni Learning Programa: Temas gerais
O papel dos líderes num Capitalism mais inclusivo e sustentável
17/02/2022
Meredith Sumpter, CEO do Council for Inclusive Capitalism, foi a convidada do Agrupmaneto de Alumni da AESE para apresentar o trabalho que tem liderado no sentido de promover o compromisso entre stakeholders privados, públicos e civis na reforma do sistema capitalista. “Quero agradecer a oportunidade de me juntar ao AESE Alumni Learning Program para falar sobre o Council for Inclusive Capitalism e refletir sobre a resposta dos líderes de negócios às necessidades das pessoas e do planeta, como um imperativo moral e de mercado, característicos do momento que vivemos.” A sessão realizou-se remotamente, a 17 de fevereiro de 2022.
Sendo o capitalismo o sistema económico que privilegia a oportunidade, a responsabilidade, a liberdade e a inovação, tem a virtude de ter retirado milhares de pessoas do limiar de pobreza. Todavia, também facilitou a concentração do poder económico e intensificou a exclusão. A confiança no setor público e privado começou a ser minada ao mesmo tempo que a desigualdade foi aumentando. Será o capitalismo a melhor solução?
Meredith Sumpter correspondeu ao desafio, referindo que “o capitalismo pode e deve fazer melhor, para garantir que os benefícios económicos sejam mais justos e acessíveis a todos, sem a sobrecarga do planeta”.
O Capitalismo Inclusivo emerge com o intuito de “criar valor a longo prazo”, de modo que beneficie todas as partes interessadas – empresas, investidores, funcionários, clientes, governos, comunidades, membros da sociedade e o planeta, em geral”.
Por inclusivo, entende-se um sistema capitalista que produza “um crescimento equitativo e sustentável que empodera os outros e atende às necessidades da sociedade”. Atenta também à capacitação de “todos participarem do sistema económico, de maneira responsável, e serem recompensados de forma justa pelos seus esforços”. “Cada indivíduo é capaz de alcançar e concretizar oportunidades, independentemente da sua origem socioeconómica, género, etnia, religião ou idade”. O Capitalismo inclusivo assume-se como garantia de que “uma geração não obtenha ganhos de curto prazo, empenhando indevidamente as gerações futuras, nem que um agente obtenha vantagens imerecidas à custa de terceiros.
Liderado por CEOs de empresas que buscam o lucro de forma inclusiva e sustentável, o Council for Inclusive Capitalism é um movimento que tem vindo a ganhar corpo. A oradora deixou o repto aos Alumni da AESE para se juntarem a esta missão e dar continuidade a esta relação criada através da sessão com os dirigentes e executivos, que fazem parte da comunidade da AESE.
O tema suscitou perguntas colocadas pelos participantes, que a CEO do Council for Inclusive Capitalism teve oportunidade de esclarecer, no final da sessão.
Próximas sessões do Alumni Learning Program
Para mais informações
- Join the Council
- Statement of Guiding Principles
- Commitment Index
- Our Members
- 2021 Mid-Year Report
- Just Energy Transition: A Framework for Company Action
- Statement Supporting Disclosure Standard for ESG and SDG-aligned Investments