29/03/2023
O Alumni Learning Program da AESE mobilizou-se, a 30 de março de 2023, para o encontro sobre “Agroalimentar 20-30”, um tema particularmente caro aos Alumni do programa GAIN – Programa de Direção de Empresas do dito setor.
Inspirado nos resultados do relatório Agricultural Outlook 2022-31, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela OCDE, a próxima década encerra vários desafios. Os impactos da crise climática, as múltiplas disrupções nas cadeias de abastecimento fruto de uma nova reorganização global e as consequências económicas e de abastecimento alimentar, resultantes da Ofensiva russa na Ucrânia, não devem ser ignoradas.
O papel das políticas públicas e dos investimentos privados nas infraestruturas de produção, nas tecnologia de informação com a respetiva digitalização e automatização de processos, e no capital humano de forma a aumentar a produtividade agroalimentar na Europa e em Portugal foram alvo de debate.
É unânime que, em Portugal, o setor está cada vez melhor preparado, sendo já uma referência mundial em múltiplas áreas como os casos do vinho, azeite ou frutos vermelhos. É também consensual que os diferentes intervenientes sociais devem apoiar a criação de condições para uma agricultura moderna, com a contínua introdução de mais-valias para a alimentação, apostando em qualidade, diversidade e novidade. Para perceber como fazê-lo com a máxima eficiência possível, a AESE organizou uma mesa redonda com especialistas nacionais do sector.
O enquadramento foi feito por Gonçalo Santos Andrade, e Diretor do GAIN, sublinhando “a importância do sector Agroalimentar”. Este tema foi desenvolvido por: Amândio Santos, Presidente da Portugal Foods, Rodrigo Vinagre, Administrador da Torriba e Presidente do COTHN, Filipe Canas da Silva, Diretor Comercial Pingo Doce, Jerónimo Martins. A conversa foi moderada por Ana Rute Silva, Partner Evaristo.
Após as principais conclusões, os participantes tiveram oportunidade para um momento de networking.