Vogal do Conselho de Gestão Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar, da Direção Executiva do SNS
A minha inscrição no PADIS | Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, da AESE Business School teve como principal objetivo ampliar os meus conhecimentos na área da gestão e explorar novas perspetivas para os desafios do setor da saúde.
Como médica e elemento da Direção Executiva enfrento, diariamente, desafios complexos que exigem decisões ponderadas e orientadas pelas melhores práticas.
Uma das razões que me motivou a participar foi o caráter multidisciplinar do PADIS. programa que reúne professores de áreas científicas diversas, como medicina, engenharia, economia e gestão. Esta diversidade trouxe uma perspetiva “fora da caixa” essencial para abordar a saúde de forma integrada, quebrando barreiras entre disciplinas e promovendo soluções adaptadas à realidade dos cuidados de saúde em Portugal.
A metodologia baseada no Método do Caso foi outro aspeto que me cativou. O estudo de casos práticos, inspirados em situações reais, promoveu o desenvolvimento do pensamento crítico e da tomada de decisões baseadas no bom-senso, na integridade e no conhecimento. Este modelo formativo capacitou-me para aplicar soluções ajustadas às necessidades específicas de cada situação, seja no âmbito estratégico ou operacional.
A minha participação no PADIS foi, sem dúvida, uma mais-valia pessoal e profissional. Esta formação permitiu-me contribuir de forma ainda mais eficaz para a missão que desempenho, promovendo uma gestão estratégica alinhada com os desafios do SNS e com as necessidades da população.
PADIS Rui Marinho Tato
"Excelente ambiente de network. As sessões expositivas, ao mesmo tempo foram imbuídas de muita seriedade e de boa disposição. O modelo do estudo de caso é um simulador da vida real. A Comunicação é baseada no humanismo, na empatia e na compaixão. A ideia do almoço de network é excelente. As pausas são um excelente modo de fazer contactos e abrir pontes para o futuro. No PADIS nota-se a procura em ouvir os alunos, com aulas muito interativas. A ideia de ter uma placa com o nome dos participantes, na sala de aula, é fabulosa. A visita a Navarra, associa de modo muito bem conseguido a visita a uma das melhores clínicas privadas mundiais, bem como o tempo lúdico, a partilha, e o companheirismo. A diferenciação profissional do grupo é uma grande riqueza. Foi uma experiência que deixa marcas."