Coordenador de Meios, Ibérico, da Luís Simões
O PGL para quem o faz marca para o resto da vida, existe um antes e um depois. Deixa uma marca a nível profissional , porque passamos a ter uma visão totalmente diferente da envolvência empresarial, mas também a nível humano.
Apesar de ir com expetativas elevadas (por conversas com anteriores participantes) a forma como é apresentado todo o programa supera tudo o que possamos idealizar. Realço a importância como tudo está estruturado , mas o método do caso é algo que eleva a aprendizagem.
Começamos por fazer uma análise do caso a nível individual, em que temos a nossa realidade e tomamos sempre as melhores decisões estamos sempre certos que é assim a 100% . Quando passamos para a fase da partilha, em que analisamos em grupo começamos a ver realidades diferentes, decisões que se ajustam e que podem ter melhor resultado do que a que tínhamos idealizado sozinhos, começamos aprender com os outros participantes e vemos outras realidades. O grande momento de aprendizagem é na sessão de aula em que em todas as aulas somos surpreendidos com abordagens e formas de partilhar conhecimento muito fáceis de assimilar e entender, por professores excepcionais.
Num programa de gestão e liderança, no final vemos o valor das pessoas, o fator humano transversal a todos os casos e a importância das pessoas nas organizações. Tudo passa por gerirmos bem recursos humanos ou outros e liderarmos pelo nosso exemplo, mostramos isso por sermos capazes de partilhar formações como a que tive oportunidade de ter. Sem dúvida o grande desafio é saber partilhar tanto conhecimento adquirido com todas as equipas que gerimos.
Todos já começamos a sentir falta das opiniões no grupo e tentarmos prever o que iremos falar na aula.
Como vi escrito :”Na verdade, o conhecimento só serve para duas coisas: ser compartilhado ou gerar valor. O conhecimento retido em uma mente ou num livro que nunca será lido é um tesouro no fundo do mar. Sabe-se que existe, mas é inútil. A sabedoria, por sua vez, é todo o conhecimento aplicado.”
“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.”- Benjamim Franklin
A AESE tem um papel fundamental em continuar a partilhar todo este conhecimento (através de todos os docentes de elevada qualidade), senti-me grato por ter tido oportunidade de fazer parte do 36º PGL.
PGL | Raquel Ferreira
O PGL foi uma experiência desafiante e enriquecedora. A componente de comportamento humano para mim foi enriquecedora: focou a minha atenção na importância das pessoas, como as podemos motivar e como podemos trabalhar na nossa própria motivação. O incentivo da AESE para o autoconhecimento e para a busca do nosso propósito, aumentou a minha capacidade de reflexão, de análise das situações por diferentes perspectivas e à tomada de decisões mais ponderadas e conscientes.