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Quando as ideias se convertem em negócios

28/06/2024

Na reta final do programa AESE Executive MBA, a turma da 22.ª edição, apresentou os seus projetos de empreendedorismo a 28 de junho de 2024.

“A crescente necessidade de descobrir novas oportunidades de negócio está na base do design, do desenvolvimento e da implementação de novos projetos.” Francisco Vieira, Professor responsável académico por esta área, explica que “esta disciplina inclui a análise de casos de empresas criadas com base em iniciativas individuais, mas também oferece contacto direto com empreendedores de sucesso e outras entidades económicas.” “Nos dois últimos semestres do AESE Executive MBA, os participantes organizam-se em grupos com o objetivo de explorar as complexidades subjacentes à criação, planeamento e estruturação de novos projetos, culminando este processo com o lançamento e a apresentação pública das suas iniciativas empresariais a gestores de fundos e sociedades de capital de risco.”


Olhando em retrospetiva, “dos projetos desenvolvidos nas várias edições do AESE Executive MBA”, vários foram os planos de negócio “apoiados financeiramente por Sociedades de Capitais de Risco e Investidores”. Essa alavanca financeira, contribuiu para que projetos nascidos no âmbito do AESE Executive MBA, desenhados de forma a serem concretizáveis, “possibilitou a constituição de empresas em áreas como a energia, a saúde, o desporto e os serviços.”


A sessão incluiu a presença da Prof.ª Júlia Prats, do Departamento de Empreendedorismo do IESE Business School, que falou aos participantes sobre a pertinência de identificar conceitos inovadores com valor acrescentado, da implementação e da avaliação dos vários estadios do processo de concretização das novas oportunidades de negócio.

Em 2024, a apresentação pública dos trabalhos de Entrepreneurial Iniciatives foi feita perante a presença dos Professores Francisco Vieira, Pedro Leão e Francisco Cunha Carvalho:


À LINHA | Ana Águas | Joana Patrocinio | Júlia Pereira | Pedro Ângelo

“O choco da cidade é uma cadeia de restaurantes de choco-frito, que vem posicionar-se como uma alternativa enquanto prato principal, no panorama das soluções de comida rápida, apostando na qualidade do produto, confeção e atendimento.
O seu ingrediente de excelência, o choco, é uma inovação neste mercado, preenchendo uma lacuna e contribuindo para a diversidade de oferta nos espaços comerciais em que estará presente.
O facto de o choco frito ser um prato tipicamente português apreciado de forma muito transversal em Portugal pelo seu sabor e com potencial para atrair os turistas que visitam crescentemente o país.
A eficiência da operação, é um pilar fundamental do plano de negócios, pois será a standardização e otimização dos processos o motor para reservar valor para investir em produtos de origem controlada
e nas Pessoas que serão o garante da entrega da promessa de qualidade e rapidez de serviço.”


AIV | Bruno Soares | Diogo Batalha | Russell Coelho
“A AIV é uma empresa que se propõe a desenvolver e gerir uma vila intergeracional assistida. A AIV é um conceito inovador de habitação e prestação de serviços, que tem como objetivo integrar pessoas
de diferentes idades e necessidades num mesmo espaço comunitário.
Na área do envelhecimento, apostamos no luxo, no Assisted Living, na alta qualidade e na dignidade experienciadas na comunidade. Na mesma linha de intervenção, para o desenvolvimento infantil, estamos a redefinir os paradigmas da educação por meio de métodos inovadores de ensino-aprendizagem.
A AIV constrói uma nova perspetiva sobre a atividade no setor do envelhecimento e da educação em Portugal, através de estratégias de planeamento científico de investimento, operacionalização e rendibilidade. Respeitando os mais altos padrões de qualidade na prestação de serviços de residências assistidas, com profissionais altamente especializados e preparados para servir o mercado internacional e nacional.
Na área da infância, dos 3 meses aos 5 anos, promovemos metodologias de crescimento individual através da abordagem Montessori, valorizando a individualidade de cada criança, as suas necessidades, interesses e ritmos de desenvolvimento.”


CORKA | António Amado | José Miguel Silva | Leonor Cerqueira | Paulo Manique | Susana Alves
“O negócio da Corka™ foca a necessidade crescente de promover a utilização generalizada de equipamentos de proteção desportiva que sejam sustentáveis, seguros e modernos. O mercado atual apresenta uma lacuna na oferta de capacetes soft que atendam a estes critérios, especialmente para desportos como Rugby, Artes Marciais, Surf e SUP.
A Corka™ propõe preencher esta lacuna com um produto que combina sustentabilidade, segurança e modernidade.
Posicionando-se como uma marca premium, a Corka™ oferece capacetes adequados para várias modalidades desportivas. O capacete será produzido à base de cortiça e estará disponível em
modelos para adultos e crianças, com tamanhos ajustáveis para garantir a proteção e conforto de cada utilizador.
A proposta da Corka™ é pertinente devido à crescente preocupação com questões ambientais. Na Europa, há uma necessidade urgente de acelerar políticas ambientais e incentivar a economia circular. A Corka™ contribui para esses objetivos ao produzir capacetes com materiais sustentáveis que respondem às exigências e necessidades dos utilizadores.
O mercado Europeu de capacetes de desportos não motorizados apresenta uma ampla gama de preços e uma oportunidade significativa para um produto premium como a Corka™, que se diferencia
ao oferecer capacetes que são, não apenas seguros e confortáveis, mas também sustentáveis e modernos, atendendo às expectativas dos consumidores conscientes e preocupados com o meio ambiente.
Estima-se que o mercado Europeu potencial é de 4,3 milhões de praticantes de modalidades desportivas (rugby, lazer aquático e artes marciais, que poderiam beneficiar dos produtos Corka™.”


ENERGY@COM | José Dias | Manuel Mira | Pedro Damião | Pedro Inês

“Energy@COM, a market place in every community, disponibiliza uma plataforma multilateral, facilitadora na criação e dinamização de novas comunidades de energia renovável ou autoconsumos coletivos.
Os próximos anos ficarão marcados pelo exponencial crescimento do mercado das energias limpas, com fortes incentivos regulamentares e investimentos sem precedentes. A energia solar ocupa um lugar de destaque uma vez que a meta regulamentar definida implica um crescimento superior ao quádruplo da capacidade instalada atual, o que significa uma potência solar descentralizada total de 5,5 GW e a geração de mais de 30.000 novas comunidades solares até 2030.
Com um modelo de negócio inovador, a Energy@COM surge para:

  • Alargar o ecossistema do solar descentralizado, com a introdução de novos participantes no mercado (e.g. real state);
  • Democratizar o processo de identificação e criação de novas comunidades, através de uma solução agnóstica aos players de mercado;
  • Dinamizar as comunidades ao longo do tempo com inovação, literacia e sentido de proximidade local, que permitem a sua longevidade, sustentabilidade e rentabilidade financeira.

A Energy@COM é uma sociedade por quotas com 4 sócios, que será constituída no segundo semestre de 2024, prevendo-se para a fase inicial o desenvolvimento da plataforma e a realização de um piloto.
A projeção de vendas ascende a 41M€ durante os 10 anos de análise, pagos pelo parceiro de instalação e/ou operação da comunidade, que financiarão o negócio através de duas fontes distintas: fee único pago pela criação da nova comunidade e fee recorrente anual pelo elevado consumo de energia produzida pela comunidade.”


HOME SWEET CONTAINER | Fernando Almeida | Helder Lemos | Rita Sérgio Mota | Roberto Jacinto

“A Home Sweet Container (HSC) é uma empresa inovadora dedicada à exploração de contentores marítimos transformados em alojamentos práticos, confortáveis e sustentáveis, para eventos ao ar livre com necessidade de pernoita.
Com a crescente popularidade dos festivais e a necessidade de soluções de alojamento acessíveis e ecologicamente responsáveis, a HSC visa preencher esta lacuna no mercado, proporcionando uma experiência única e memorável para os festivaleiros.”


IBOB | Patrícia Candeias | João Dias Costa | Miguel Maldonado | Nuno Serra Santos
“A SowLutions Innovation Lab tem por objetivo disponibilizar competências e know-how de negócio, com vista à implementação e comercialização de soluções, produtos ou serviços, com viabilidade económica e potencial de implementação, no mercado nacional e internacional.
A equipa é composta por quatro sócios com backgrounds diferenciados desde a área de gestão e marketing, passando pela engenharia e área comercial. Com uma vasta experiência de mercado, aportam
à empresa a capacidade necessária ao nível da gestão e da análise para o desenvolvimento em diferentes áreas de atuação. Em cada projeto existirá, proveniente da academia, um elemento adicional responsável pelo R&D, garantindo uma solução inovadora e que incorpore os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.
Atualmente os projetos desenvolvidos em contexto académicos caracterizam-se por terem um alto valor acrescentado e inovação associada, mas relevam-se parcos na captação do interesse por parte
dos investidores que os possam produzir e comercializar. Assim surge a SowLutions Innovation Lab que vem dar resposta à necessidade de ligar a academia aos investidores, através da elaboração de
business plan e da definição da estratégia de go-to-market. As receitas da SowLution têm origem no licenciamento dos produtos e serviços presentes no portfólio e posteriores royalties sobre as vendas.”


RECONNECT | Artur Sousa | Diogo Viana | Jaquelina Vieira | Marta Jorge
“A re-connect é um serviço inovador e diferenciado, sob a forma de uma plataforma online, que visa inspirar, educar e recompensar as pessoas que se pretendem reconectar consigo mesmas, com os outros
e com o planeta, através de desafios semanais nas áreas da sustentabilidade ambiental, social e individual.
A plataforma oferece duas propostas de valor: para as empresas, que podem utilizar a re-connect como uma ferramenta de reforço da cultura organizacional, de promoção de ações com impacto positivo
e de aumento da notoriedade e reputação, com a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis; e para os particulares, que podem aceder a conteúdos informativos e formativos, participar em desafios e
objetivos personalizados ligados às causas de bem-estar, sociais ou ambientais, e receber benefícios reais em forma de vouchers.
Na re-connect poderá ainda encontrar uma área para doação de bens em segunda mão, para instituições de cariz social.
A estratégia comercial da re-connect assenta em vários pilares, consoante o segmento: equipa forte de comerciais para o segmento de mercado B2B que corresponde às pequenas e médias empresas que aderem à plataforma pagando uma mensalidade por colaborador; as redes sociais e influencers para o segmento B2C, que corresponde aos particulares que utilizam a plataforma de forma gratuita ou mediante uma assinatura mensal; e a rede de parceiros comerciais estratégicos que possibilitam a gamificação nesta plataforma.
A re-connect também prevê gerar receitas através de publicidade na plataforma e
de desafios customizados por parceiros externos.
A análise económico-financeira da re-connect mostra que o projeto é rentável e sustentável, com uma taxa interna de rentabilidade próxima de 31% e um valor atual líquido de 5,800k€. O projeto prevê
atingir o break-even em 2028, após um forte investimento inicial em marketing e capex, nomeadamente para o desenvolvimento da plataforma (outsourcing). O projeto baseia-se em pressupostos conservadores e não considera receitas adicionais (por exemplo, através da venda de dados da plataforma) ou a possibilidade de internacionalização, apesar de se considerar um projeto de fácil escalabilidade geográfica.
Investir na re-connect é investir num projeto com potencial de crescimento, rentabilidade e diferenciação no mercado e, acima de tudo, criar valor não só para os nossos clientes, mas também para a sociedade e para o planeta.”


TECH4AUTH | Ana Rebelo | Gonçalo Gomes | João Almeida | Luis Calado | Rui Esteves | Matilde Campello
“A Tech4Auth é uma empresa tecnológica que se propõe revolucionar o panorama da autenticação de utilizadores no mundo digital, através do desenvolvimento e comercialização de uma solução inovadora de autenticação multifator (MFA), o Tech4Mouse – um rato de computador com sensor ótico que vai permitir recolha de dados biométricos.
O cenário atual de cibersegurança nas empresas é marcado por um aumento da frequência e sofisticação dos ciberataques, sendo que a grande maioria destes são provocados por erros humanos. Apesar de algumas organizações terem começado a adotar soluções de MFA, a maioria ainda utiliza métodos de autenticação de dois fatores (2FA) que, muitas vezes, geram barreiras à produtividade dos utilizadores.
O mercado de soluções MFA tem vindo a crescer rapidamente, impulsionado pela necessidade de proteção adicional contra ciberataques.
A Tech4Mouse é criada para contribuir para a redução de ciberataques. É uma solução composta de um rato para a autenticação inteligente que combina hardware e software, realizando uma verificação contínua da identidade do utilizador de forma discreta e impercetível.
A sua diferenciação reside na leitura e processamento sofisticado de marcadores biométricos, oferecendo uma solução de segurança avançada sem comprometer a experiência do utilizador. A Tech4Auth foca-se inicialmente no setor bancário, dada a criticidade dos dados e a necessidade de soluções robustas de autenticação.”


TEXFLOW PHARMA | António Valente | Daniel Freitas | Paulo Leite de Magalhães | Raquel Teixeira
“A TexFlow Pharma é uma empresa farmacêutica dedicada à investigação e desenvolvimento de medicamentos, de modo a ajudar os clientes a trazer medicamentos novos e não patenteados para o mercado, com um forte enfoque na qualidade e inovação tecnológica.
Um projeto com destino ao mercado ibérico com a capacidade de desenvolver em média 30 projetos ano, atingindo um volume de faturação target superior a 3 milhões de euros em 5 anos de atividade,
com a sustentabilidade económica que lhe conferem uma TIR de 36%, um VAL superior a 6 milhões de euros e um payback inferior a 6 anos.
A indústria farmacêutica caracteriza-se como um oligopólio diferenciado, baseado em investigação e desenvolvimento (I&D), constituindo a criação de novos produtos uma prioridade comparativamente
às economias de escala. É esta uma grande oportunidade para estimular o desenvolvimento das indústrias da saúde, nomeadamente na valorização do conhecimento e na valorização comercial da I&D.”


VRISE | David Duarte | Francisco Pinto | Marta Bento | Pedro Clara Nunes
“O mundo, de uma forma geral, tem vindo a assistir a um envelhecimento da população, fruto das novas tendências da sociedade em particular dos casais mais jovens.
Estes terminam os seus estudos mais tarde do que era habitual há meio século atrás e dedicam-se nos primeiros anos da sua vida ao desenvolvimento profissional, relegando para segundo plano o tema da
família no seu conceito mais tradicional que é conhecido.
Desta forma, assistimos a uma alteração das pirâmides demográficas dos diversos países e também a um cuidado com o apoio a esta faixa etária como um grande investimento da sociedade de uma forma em geral no desenvolvimento de infraestruturas e equipamentos que permitam acompanhar e proporcionar qualidade de vida.
O projeto VRise nasce assim com o objetivo de proporcionar uma vida mais ativa aos cidadãos mais idosos da nossa sociedade.
A VRise proporciona experiências culturais imersivas ao segmento sénior, residentes em lares ou estruturas de apoio, através de óculos 3D de realidade virtual.”



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