05/08/2021
Na linha do conselho da Prof. Francesca Gino, em “The Rebel Talent” – ver sempre os vários lados de uma questão -, vou aconselhar dois livros que tratam do mesmo tema: as alterações climáticas.
O livro que Bill Gates escreveu, “How To Avoid a Climate Disaster”, ficam muito claras as consequências dramáticas que o aquecimento global pode provocar na Terra e nas sociedades. O livro não fica por um diagnóstico, por mais terrível que seja, mas apresenta soluções aos vários níveis – do planeta, dos países, e dos indivíduos.
O outro lado deste problema (bom, existe um terceiro, o dos que negam que as alterações climáticas são uma fantasia) é apresentado por Bjorn Lomborg, o “ambientalista céptico”, no seu mais recente livro, “False Alarm – How Climate Change Panic Costs Us Trillions, Hurts the Poor, and Fails to Fix the Planet”. Neste livro, Lomborg afirma que as alterações climáticas são reais, mas não são a ameaça apocalíptica que nos dizem que é. As projecções da morte iminente da Terra baseiam-se em má ciência e ainda pior na economia, e que, em pânico, os líderes mundiais comprometeram-se com políticas extremamente caras mas em grande parte ineficazes que impedem o crescimento e afastam investimentos mais prementes, que são aqueles que a equipa do Copenhagen Consensus Center identificou como os investimentos que trariam mais retorno para o desenvolvimento sustentável da Terra.
Uma nota adicional: Bill Gates apresenta no seu site – Gates Notes – algumas ideias de Bjorn Lomborg, dizendo “I certainly don’t agree with Bjorn (or the Copenhagen Consensus) on everything, but I always find him worth listening to.”
Em suma, penso que vale a pena ler estes dois livros para poder ter uma opinião mais sustentada sobre o impacto, os riscos, os problemas e as soluções que as alterações climáticas podem ter nos próximos anos nas nossas empresas e na nossa sociedade.
Jorge Ribeirinho Machado
Responsável Académico da Área de Operações, Tecnologia e Inovação