Notícias > Repensar o posicionamento estratégico da empresa em tempos de crise
Repensar o posicionamento estratégico da empresa em tempos de crise
03/12/2021, Lisboa
Em dezembro de 2020, a Harvard Deusto Business Review publica mais um artigo do Prof. Adrián Caldart, sobre “Repensar la postura estratégica de la empresa en tiempos de crisis”.
Este trabalho desenvolvido pelo responsável pelo Conselho Académico da AESE, procurou responder às perguntas que surgem em torno da definição estratégica ante tempos conturbados. Que decisões deve emprender um estratega? Há que resistir ou transformar-se?
Segundo o Professor, “correm tempos dificéis para os estrategas empresariais. Desde há vários anos, há um consenso entre empresários, dirigentes, consultores e académicos a respeito de um número crescente de setores económicos, que enfrentam contextos de negócios altamente mutáveis. Fatores como o impacto da digitalização em muitos modelos de negócio, o crescimento da China – da Ásia, em geral– no panorâma económico mundial, os riscos latentes derivados dos desequilíbrios macroeconómicos globais e a irupção da sustentabilidade ambiental como elemento central na estratégia de muitas empresas são citados habitualmente como os fatores que explicam a maior turbulência nos negócios, conhecidos como VUCA (Volatilidade, Incerteza – “Uncertainty”, en inglês–, Complexidade e Ambiguidade).” Como explica o Professor no seu artigo: “a consequência de viver num “mundo VUCA” é a crescente dificuldade que os estrategas têm na hora de traçar um rumo para as suas organizações.
Para aceder ao artigo integral, por favor, aceda aqui.