Ex-CFO da Embraer Europa e CEO da OGMA
“Normalmente, aos participantes, o PADE inicia-se da seguinte forma: após longos e bem sucedidos percursos profissionais, um grupo de experientes executivos e empresários vindos das mais variadas áreas e segmentos de negócio, decidem investir e frequentar um reputado Programa de Alta Direção. Acreditam que a atualização de competências, via aquisição de mais conhecimentos académicos, garante-lhes uma melhor preparação para enfrentar os desafios diários de suas empresas.
Ao longo do Programa, através das rotinas semanais que combinam estudo de Casos, debates em plenário, sessões teóricas e, principalmente, a troca de experiências e ideias entre o grupo, vamo-nos aperfeiçoando e enriquecendo profissional e pessoalmente.
A intensiva e aprofundada análise de desafios práticos já enfrentados por outras empresas, combinada com a interpretação teórica de temas atuais dos negócios e do contexto global, potencia nossos pontos fortes e desenvolve áreas onde não dedicávamos atenção suficiente. Soma-se a isso a especial atenção ao desenvolvimento individual, através da exploração de temas relacionados com a “gestão de si próprio”.
É assim que, de forma natural, a metodologia utilizada pela AESE durante o PADE nos estimula e fortalece com conhecimentos e competências essenciais à dinâmica atual da gestão de topo. O enriquecedor convívio, com profissionais e empresários experientes e académicos qualificados nas diferentes áreas de negócio, supera as expectativas iniciais e eleva-nos a um novo patamar de gestão em que, intelectual e emocionalmente, estamos melhor preparados.
No final, concluímos esta experiência, com a certeza de que a participação no PADE torna-nos melhores dirigentes.”
André Vieira de Castro | Argacol
Uma jornada de transformação pessoal que nos lembra, qual peregrino, que Santiago é a partida e não a chegada. O 53.º PADE ficará seguramente marcado na minha forma de ver, ouvir, interpretar e agir sobre o mundo. O método do estudo de caso, em que o ensino é substituído pela aprendizagem, está muito bem preparado, com Professores/ Mentores de excelência que provocam o melhor de nós, numa expansão de conhecimento só possível pela criteriosa seleção dos alunos de cada edição. A intensa partilha, transparente, de diferentes formas de ver os mesmos problemas, faz-nos aumentar exponencialmente os níveis de empatia e traz uma mundividência que demoraria 18 vidas a acumular, se feito esse caminho a solo. A organização, a logística, a atenção aos detalhes, a semana internacional, a elegância, o profissionalismo, a informalidade qb, tudo na dose certa me permitem falar com orgulho deste meu apontamento curricular e, bem mais relevante, recomendá-lo sem qualquer reserva.
Ricardo Alves | Sulpastéis
O Programa de Alta de Direção de Empresas (PADE) foi uma experiência única e inesquecível, porque nos valorizou e enriqueceu como pessoas e como profissionais! Todos os dias, face às responsabilidades e funções de liderança que desempenhamos nas nossas organizações, assumimos enormes desafios. Estou convicto que, após frequentarmos o PADE, estamos muito mais preparados para os enfrentarmos, com o maior sucesso.
Cláudia Novo | Administradora e CFO, Grupo Erofio
O PADE foi um desafio que coloquei a mim mesma depois de 25 anos da minha licenciatura! Foram 6 meses de aprendizagem permanente, com casos semanais que nos fazem estudar, pensar e trocar ideias com os nossos colegas e professores. É uma superação semanal para encaixar na nossa agenda do dia a dia das empresas e da nossa rotina familiar, mas com flexibilidade e priorização do que é importante e não urgente, tudo se consegue.
PADE Sandra Paramés
A componente internacional do PADE marca de forma indelével cada participante - motiva-nos para uma ação geradora de impacto, com uma visão de futuro e para o futuro, alicerçada em valores humanistas - e representa de forma irrepreensível a abordagem diferenciadora do PADE na formação de novos líderes.