Decante Vinhos
E agora?
Estou a chegar ao fim do PGL e a pergunta que temos feito uns aos outros, em tom de brincadeira, é e agora?
Vou começar por me apresentar, chamo-me Salvador Corrêa de Oliveira, tenho 38 anos, estou a terminar o 29.º PGL e estou a poucos dias de ter imenso tempo…
Começando pelo princípio, após andar vários meses a pensar em voltar a estudar, comecei a procurar onde. A preferência caiu logo na AESE e no PGL: diria que foi amor à primeira vista. Tinha tudo o que eu gostava: a duração q.b., amigos e familiares a terem estudado lá e com as melhores das referências. O método do caso, pensei, é aqui, é perfeito! Falei com a minha mulher Rita, a minha Santa Rita, que me deu toda a força!
Após estes meses, não tenho a menor dúvida de que foi a melhor decisão que tomei. As expectativas foram largamente superadas, a estrutura do curso, os casos, os professores, o ambiente, o cuidado e a forma como fomos tratados, recordarei com carinho. Será certamente uma experiência que irei recomendar vivamente.
Mas então, e agora?
Agora, agora vou ter muito mais tempo e, ao mesmo tempo um vazio. Muito mais tempo porque, entre os dias das aulas e o tempo de estudo, que agora vão ficar livres, estou convencido que a semana vai ter o dobro dos dias, mas e o vazio? Pois é, é aqui que “a porca torce o rabo…”
Apesar do PGL não ter uma grande duração, cerca de 4 meses, é o tempo suficiente para se criar relações, amizades, até bastante fortes. Tenho a certeza de que todos sentimos o mesmo… Já tenho saudades das picardias entre os grupos. Claro que o grupo 3 era o melhor!
Também já tenho saudades daqueles temas mais quentes, normalmente os de Comportamento Humano. Aprendi muito: aprendi que não devemos achar que só há um caminho, há sempre uma parte C e D, quando achamos que é evidente e que não há mais alternativas. Temos de olhar para a parte humana, a resposta está quase sempre aí!
Gostava de escrever aqui uma palavra a cada um dos meus colegas, mas acho que tornaria este texto demasiado grande e a probabilidade de não o lerem seria enorme. Assim, envio-vos um enorme abraço e um beijinho às senhoras. Tornaram este programa e estes meses especiais. Muito obrigado a todos!
Uma palavra especial à Dr.ª Lúcia Vasco, sem dúvida a alma do curso, com o equilíbrio entre a exigência, organização, disponibilidade e ao mesmo tempo uma enorme bondade nos gestos e como nos acompanhou durante estes meses, um enorme OBRIGADO!
E AGORA? Agora vou continuar o meu caminho, vou mais forte, melhor, mas, principalmente, melhor pessoa!
Até a um próximo almoço maravilho na AESE
PGL | Ricardo Pinto
O PGL para quem o faz marca para o resto da vida, existe um antes e um depois. Deixa uma marca a nível profissional , porque passamos a ter uma visão totalmente diferente da envolvência empresarial, mas também a nível humano. Apesar de ir com expetativas elevadas (por conversas com anteriores participantes) a forma como é apresentado todo o programa supera tudo o que possamos idealizar. Realço a importância como tudo está estruturado , mas o método do caso é algo que eleva a aprendizagem.
PGL | Raquel Ferreira
O PGL foi uma experiência desafiante e enriquecedora. A componente de comportamento humano para mim foi enriquecedora: focou a minha atenção na importância das pessoas, como as podemos motivar e como podemos trabalhar na nossa própria motivação. O incentivo da AESE para o autoconhecimento e para a busca do nosso propósito, aumentou a minha capacidade de reflexão, de análise das situações por diferentes perspectivas e à tomada de decisões mais ponderadas e conscientes.