19/06/2023
“Projetarmos onde queremos chegar é um dos primeiros passos para alcançarmos” esse objetivo. João Guerra, CEO da fintech NiCKEL Portugal e praticante de vela, recorreu a esta metáfora para dar testemunho da sua trajetória e do impacto que o Executive MBA AESE tem tido na sua carreira.
“Fazer o MBA é um grande projeto, como todo o nosso percurso profissional.” Para se ser mais competente numa função de C Level, o Alumnus do Executive MBA AESE considera ser fundamental “ter a experiência ou o conhecimento mais abrangente possível das diversas áreas de uma empresa”, a fim de adquirir mais “especialização ou polivalência”. As formações como o Executive MBA viabilizam esse valor acrescentado, pela metodologia e a network com os professores e colegas de formação.
Os valores, os comportamentos e as atitudes como “a paixão, a coragem, a ambição, ter drive e orgulho, celebrar as conquistas” são muito importantes. Farão a diferença, no seu entender, se alimentadas de forma constante.
A sustentabilidade, a capacidade de desafiar os limites e inovar são características identificadas por João Guerra, que a par da capacidade de adaptação são cruciais numa carreira que se pretende que seja de sucesso; porque apesar de “não podermos mudar os ventos, conseguimos ajustar as velas”. Daí que “a abertura de espírito à mudança” seja uma variável diferencial.
Um dos principais desafios encontrados pelo orador convidado tem sido “gerir pessoas”: “começando por tratar bem os seus colaboradores, eles tratarão melhor os seus clientes, acionistas e parceiros”. Por vezes, pode começar-se por aprefeiçoar a capacidade de ouvir. João Guerra sugeriu o investimento na comunicação, no estímulo à criatividade e ao risco, “criando as condições para que isso aconteça”, através de “uma cultura que as promova e de uma estrutura” que as sustente.
“Na vida profissional, vamos tendo vários desafios ao carater”. João Guerra viu o Executive MBA AESE como um acelerador da aprendizagem consciente sobre ética e coerência na tomada de decisão, nem sempre competências fáceis de aperfeiçoar no dia a dia.
A sessão foi rematada por um tempo de perguntas, colocadas remotamente pelos participantes ao convidado.