Notícias > Vista Alegre e Alliance Healthcare são os vencedores do Concurso de Casos da AESE
Vista Alegre e Alliance Healthcare são os vencedores do Concurso de Casos da AESE
16/02/2019, Lisboa
Os vencedores do concurso de casos do 17.º Executive MBA AESE foram conhecidos no dia 16 de fevereiro. “Vista Alegre: de Ílhavo para o mundo” e “Alliance Healthcare” foram premiados em ex-aequo.
O 1.º caso, redigido por Cláudia Rodrigues e Mauro Almeida, e supervisionado pelo Prof. Adrián Caldart, retrata uma situação de transição vivida pela Vista Alegre. Segundo o Professor “a vitória do caso Vista Alegre no concurso está fundamentada no perseverante trabalho de investigação realizado pelos seus autores, baseado em entrevistas na empresa e na análise minuciosa da documentação recebida. O caso é muito útil para mostrar como uma empresa de grande tradição conseguiu ultrapassar uma situação muito difícil do ponto de vista estratégico e económico, conseguindo voltar a uma dinâmica de sucesso. Também explica as suas iniciativas no âmbito internacional e analisa as principais atividades da empresa”.
“O caso Alliance Healthcare, de autoria dos alunos Dario Bastos Martins e Hugo Miguel Maia, descreve uma profunda alteração da Lei sobre as regras de construção do preço dos Medicamentos Sujeitos a Receita Médica (MSRM), ditando assim a nova margem atribuída a cada stakeholder do sector, a Indústria Farmacêutica, os Distribuidores Grossistas e as Farmácias. Alterações de poucos cêntimos significavam muitos milhões de poupança para os cofres do Estado mas também criavam muita pressão na política de comercial de empresas como a Alliance Healthcare, líder de mercado em Portugal.
O Prof. Eurico Nobre, responsável por esta equipa de trabalho refere que: “a abordagem da empresa a uma negociação, por si só, complexa, enquadra-se num momento particularmente difícil, na sequência de uma crise global sem precedentes com impacto negativo na margem, que obrigou a implementar medidas de restruturação, a nível estratégico, operacional e a nível comercial. A decisão entre uma abordagem mais conservadora e outra mais disruptiva é o problema central deste caso, o que refeclte um dilema comum na actividade empresarial de hoje.”
Nesta edição foram também distinguidos com menção honrosa: “Uniplaces: the quest for value proposition” de Helena Melenberg e João Rito, com a supervisão do Prof. André Morgado; e “Sea 4 Us”, de Filipe Vilas-Boas e Nuno Torres, sob a supervisão do Prof. Mário Porfírio.O juri do concurso de casos da AESE é constituído pelos Professores: Adrian Caldart, Jorge Ribeirinho Machado, Ramiro Martins, Eduardo Pereira, José Miguel Pinto dos Santos; e pelos Alumni: Salomé Barreira, Samuel Tuati, Paulo Mesquita, José Eduardo Magalhães e Vasco Falcão.