Ética, cultura e sociedade

A acelerada dinâmica que carateriza a sociedade atual, desafia os líderes, dirigentes e executivos a uma reflexão profunda sobre os temas nucleares propostos pela Doutrina Social da Igreja. A Ética é uma questão central com repercussões na vida das empresas, nas pessoas que as constituem e na sociedade em geral.

As relações dos profissionais de empresa com a sociedade e o ambiente em que atuam, vêm assumindo crescente complexidade.

Esta área do Programa procura analisar e refletir sobre as realidades da cultura atual, que se repercutem de um modo especial na vida das empresas, nas pessoas que as constituem e na sociedade em geral.

 
Temas principais
Organizam-se conferências e painéis coordenados por especialistas, nos quais os assistentes analisam temas previamente selecionados e participam no colóquio com o orador. Estudam-se questões relacionadas, direta ou indiretamente, com a vida profissional, familiar e social, tais como:

  • Stress e competitividade na sociedade moderna
  • Corrupção, suborno e extorsão
  • A promoção de padrões morais de excelência nas organizações
  • A tolerância e o permissivismo na sociedade atual
  • Individualismo e solidariedade
  • Liderança empresarial e social
  • Empresa, Estado e governos
  • O marketing e a sociedade de consumo
  • Comunicação social e publicidade
  • Carreira, emprego e empregabilidade